Nem 13º, nem empréstimo: idosos têm acesso a outro benefício que garante dinheiro na conta

SALESóPOLIS, SP — Os idosos que estão vinculados ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) têm direito a antecipação do 13º salário para abril. Eles também podem solicitar empréstimo consignado com juros menores. E essas não são as únicas formas de conseguir dinheiro extra. 

inss
Nem 13º, nem empréstimo: idosos do INSS têm acesso a outro benefício que garante dinheiro na conta (Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Em abril os idosos receberão a primeira parcela do 13º salário, também podem pedir por empréstimo consignado parcelado em até 96 meses. E a partir de maio este público também recebe prioridade para sacar a restituição do Imposto de Renda

Os idosos têm direito de receber o benefício antes dos demais. Isso significa que ao selecionar as declarações que serão restituídas, a Receita Federal dá prioridade para pagar quem tem mais de 65 anos de idade. 

Quem tem prioridade na restituição do IRPF 2025?

Neste ano a novidade da restituição do Imposto de Renda é que o contribuinte que escolher enviar a declaração pré-preenchida e optar por receber a restituição via PIX terá prioridade maior. 

Até o ano passado essas opções davam direito a prioridade, mas bastava escolher entre uma das alternativas. Hoje, quem fizer as duas escolhas vai subir um degrau acima dos demais. 

Em todo caso, os idosos recebem máxima prioridade seguindo a ordem:

  1. idosos acima de 80 anos;
  2. idosos entre 60 e 79 anos;
  3. contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
  4. contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  5. contribuintes que adotarem a declaração pré-preenchida e, simultaneamente, optarem por receber a restituição via PIX.
  6. contribuintes que adotarem a declaração pré-preenchida ou optarem por receber a restituição via PIX.

Calendário de restituição do Imposto de Renda 2025

O calendário de restituição do Imposto de Renda 2025 seguiu a mesma ordem do ano passado. 

Uma semana antes do depósito é possível consultar se foi incluso no lote daquele mês. Por exemplo, a partir do dia 23 de maio a Receita Federal vai liberar as consultas de quem vai receber no dia 30 de maio.  

  • Primeiro lote: 30 de maio;
  • Segundo lote: 30 de junho;
  • Terceiro lote: 31 de julho;
  • Quarto lote: 20 de agosto;
  • Quinto e último lote: 30 de setembro.

Ser idoso não garante o recebimento no primeiro lote, porque ainda depende de quando a declaração foi enviada. No entanto dá acesso ao pagamento antes dos demais. 

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile