O domingo tem tudo para ser o melhor dia da semana quando a programação envolve churrasco. Reunir a família e os amigos em volta da churrasqueira é quase um ritual brasileiro, cheio de sabor e, claro, carne assando. Mas com os preços subindo, muita gente tem buscado alternativas para não abrir mão do momento de lazer e fazer um churrasco saboroso sem comprometer o orçamento.

de verdade e não passar fome. (Imagem: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)
A boa notícia é que dá, sim, para fazer um churrasco econômico e ainda garantir que todo mundo coma bem. A chave está na escolha dos ingredientes e em saber preparar cada corte com carinho. Optar por carnes menos caras, mas bem temperadas e bem feitas, pode transformar o seu almoço de domingo em um verdadeiro banquete sem pesar no bolso.
Quais carnes para churrasco custam menos?
A ideia de que só carnes nobres resultam em um bom churrasco já ficou para trás. Hoje, cortes como fraldinha, maminha, ponta de peito, cupim e até o acém têm conquistado espaço nas grelhas dos brasileiros. São opções que, quando bem preparadas, surpreendem pelo sabor e pela maciez.
A fraldinha, por exemplo, tem uma gordura natural que ajuda a manter a suculência. Já a maminha entrega um sabor mais encorpado e é uma das queridinhas quando o assunto é custo-benefício. Cortes como o cupim e a ponta de peito exigem um preparo mais longo ou marinadas caprichadas, mas recompensam com muito sabor.
E se você acha que o acém é só para moer, vale experimentar a peça inteira na churrasqueira, marinada na cerveja e com um bom tempero, ela pode surpreender até os mais exigentes. O segredo está em cortar contra a fibra e caprichar no tempero: sal grosso, pimenta, alho e um fio de azeite já fazem milagres.
A especialista Jamille Novaes, colaboradora do FDR, explica mudanças no preço da carne.
Economizar sem perder o sabor
Fazer um bom churrasco sem gastar muito é totalmente possível. Com escolhas inteligentes, atenção na hora da compra e carinho no preparo, você consegue alimentar todo mundo, aproveitar o domingo e ainda sobrar dinheiro para a sobremesa.