Recebi menos que o valor correto do INSS este mês; veja o que pode ter acontecido

SALESóPOLIS, SP — Os aposentados, pensionistas e segurados em geral podem receber de R$ 1.518 a R$ 8.157,41. Porém, existem situações que pegam o cidadão de surpresa com uma diminuição repentina do valor liberado pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

desconto inss
Recebi menos que o valor correto do INSS este mês; veja o que pode ter acontecido
(Foto: Montagem/FDR)

O valor do salário do INSS é construído a partir de uma série de fatores que incluem, entre outras coisas: o salário de contribuição do trabalhador, os descontos devidos e os descontos por solicitação. 

O que pode diminuir o valor do salário do INSS?

Os descontos devidos e os descontos por solicitação são diferente. Os dois diminuem o valor do salário do INSS, mas por razões diferentes. 

Desconto devido:

Neste caso o desconto é obrigatório, quer dizer, independente da vontade do segurado a lei prevê que haja diminuição do seu salário por essa razão. 

Desconto por solicitação:

O segurado autoriza que seja feito o desconto no seu salário para financiar esses produtos. Quer dizer, a diminuição de salário é por vontade do titular. 

Como excluir descontos indevidos do salário pelo Meu INSS?

Quem verificou um desconto indevido no seu pagamento pode pedir pelo cancelamento usando o Meu INSS. Isto é permitido quando o desconto tem sido feito por associações, cooperativas e outros, sem concentimento do segurado. 

Após o pedido, a empresa será notificada e deve suspender os novos descontos a partir daquele momento. 

Para saber se o que tem sido descontado do seu salário basta acessar a opção “Extrato de pagamentos” no Meu INSS. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile