ALERTA! Você pode ter problemas se comprar esses celulares, entenda

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — O Ministério da Justiça e Segurança Pública emitiu um alerta para quem comprar celular roubado ou furtado. Você pode acabar tendo muita dor de cabeça ao adquirir um aparelho fora de uma loja oficial. Entenda melhor o porquê e como se prevenir.

ALERTA! Cuidado ao comprar celular roubado ou furtado, você pode ter problemas, entenda
Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) está enviando notificações para quem comprar celular roubado ou furtado. Essas pessoas podem acabar ficando sem o aparelho graças ao bloqueio anunciado pelo MJSP. Se você acabou de adquirir um aparelho, fique atento.

Riscos de comprar celular roubado ou furtado

Quem compra um aparelho roubado ou furtado sem saber da sua origem pode ser enquadrado no crime de receptação culposa, ou seja, quando você não tinha a intenção de comprar um item ilegal, mas deveria suspeitar de sua origem.

Nesse caso a pena pode ser de 1 a 4 anos de detenção ou multa, informa a Folha S. Paulo.

Você pode evitar muita dor de cabeça fazendo a consulta do aparelho, basta acessar o app Celular Seguro e seguir os passos:

Selecionar a opção “Celulares com restrição”;

Inserir o IMEI, que tem 15 números ou clicar em Ler Código de Barras. Ao escolher essa última opção, a câmera do telefone abrirá automaticamente.

Para descobrir o número IMEI é só pegar o celular que deseja consultar, digitar o código *#06# e o número aparecerá na tela. Lembrando que os aparelhos com mais de um chip possuem mais de um IMEI, você deve consultar todos.

Se não houver nenhuma restrição, a informação aparecerá na tela, e o aparelho poderá ser comprado sem problemas.

Notificação de celular roubado ou furtado

O MJSP está enviando notificações para quem comprou aparelhos roubados ou furtados. As mensagens são enviadas via WhatsApp pelos números 2025-3003 ou 2025-3000 (perfis verificados do MJSP). Assim que um novo chip é inserido no aparelho com restrição a mensagem é recebida e deve seguir os passos:

O envio da mensagem é automático, desde que o proprietário do celular roubado ou furtado tenha pedido o bloqueio do aparelho través do sistema Celular Seguro.

“O objetivo central desse novo programa é restituir o celular roubado ou furtado à vítima e, ao mesmo tempo, descobrir e combater os criminosos que comercializam, que vendem esse celular, na grande maioria das vezes fazendo uma nova vítima, que é a pessoa que comprou o celular de boa-fé”, explica o secretário-executivo do MJSP, Manoel Carlos de Almeida Neto.

Celular Seguro

Segundo o Ministério, o sistema permite dois tipos de bloqueio:

Para usar qualquer uma dessas opções você vai precisar de uma conta Gov.br e baixar o aplicativo oficial Celular Seguro; o sistema já recebeu 2.461.019 cadastrado. Em dois anos de funcionamento a plataforma já emitiu 49.669 alertas por roubo e 34.916 por furto.

Durante a configuração o usuário deve informar pessoas de confiança, essa pessoa também poderá emitir um alerta, caso o dono do aparelho não consiga, informa o Ministério da Comunicação Social.

Como instalar o Celular Seguro?

Yasmin Souza, especialista do FDR, comenta mais sobre o sistema Celular Seguro.

YouTube video player
Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile