VITóRIA DA CONQUISTA, BA — O Ministério da Justiça e Segurança Pública emitiu um alerta para quem comprar celular roubado ou furtado. Você pode acabar tendo muita dor de cabeça ao adquirir um aparelho fora de uma loja oficial. Entenda melhor o porquê e como se prevenir.

Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) está enviando notificações para quem comprar celular roubado ou furtado. Essas pessoas podem acabar ficando sem o aparelho graças ao bloqueio anunciado pelo MJSP. Se você acabou de adquirir um aparelho, fique atento.
Riscos de comprar celular roubado ou furtado
Quem compra um aparelho roubado ou furtado sem saber da sua origem pode ser enquadrado no crime de receptação culposa, ou seja, quando você não tinha a intenção de comprar um item ilegal, mas deveria suspeitar de sua origem.
Nesse caso a pena pode ser de 1 a 4 anos de detenção ou multa, informa a Folha S. Paulo.
Você pode evitar muita dor de cabeça fazendo a consulta do aparelho, basta acessar o app Celular Seguro e seguir os passos:
Selecionar a opção “Celulares com restrição”;
Inserir o IMEI, que tem 15 números ou clicar em Ler Código de Barras. Ao escolher essa última opção, a câmera do telefone abrirá automaticamente.
Para descobrir o número IMEI é só pegar o celular que deseja consultar, digitar o código *#06# e o número aparecerá na tela. Lembrando que os aparelhos com mais de um chip possuem mais de um IMEI, você deve consultar todos.
Se não houver nenhuma restrição, a informação aparecerá na tela, e o aparelho poderá ser comprado sem problemas.
Notificação de celular roubado ou furtado
O MJSP está enviando notificações para quem comprou aparelhos roubados ou furtados. As mensagens são enviadas via WhatsApp pelos números 2025-3003 ou 2025-3000 (perfis verificados do MJSP). Assim que um novo chip é inserido no aparelho com restrição a mensagem é recebida e deve seguir os passos:
- Depois de ser notificado o cidadão deve acessar o site celular seguro para ter as orientações necessárias.
- Em seguida é necessário comparecer em uma delegacia da Polícia Civil para regularizar a situação.
- Nesse caso, quem não apresentar a nota fiscal do aparelho terá que fazer a devolução dele.
O envio da mensagem é automático, desde que o proprietário do celular roubado ou furtado tenha pedido o bloqueio do aparelho través do sistema Celular Seguro.
“O objetivo central desse novo programa é restituir o celular roubado ou furtado à vítima e, ao mesmo tempo, descobrir e combater os criminosos que comercializam, que vendem esse celular, na grande maioria das vezes fazendo uma nova vítima, que é a pessoa que comprou o celular de boa-fé”, explica o secretário-executivo do MJSP, Manoel Carlos de Almeida Neto.
Celular Seguro
Segundo o Ministério, o sistema permite dois tipos de bloqueio:
- Bloqueio Total, que desativa a linha telefônica, inutiliza o IMEI (número de identificação do dispositivo) e bloqueia todas as contas vinculadas às instituições parceiras. Portanto o aparelho fica inútil.
- Modo Recuperação, nele apenas a linha e as contas bancárias são bloqueadas, o IMEI continua ativo. Sendo assim, um novo chip pode ser inserido no telefone e até a recuperação pela polícia é possível.
Para usar qualquer uma dessas opções você vai precisar de uma conta Gov.br e baixar o aplicativo oficial Celular Seguro; o sistema já recebeu 2.461.019 cadastrado. Em dois anos de funcionamento a plataforma já emitiu 49.669 alertas por roubo e 34.916 por furto.
Durante a configuração o usuário deve informar pessoas de confiança, essa pessoa também poderá emitir um alerta, caso o dono do aparelho não consiga, informa o Ministério da Comunicação Social.
Como instalar o Celular Seguro?
- Vá até a loja oficial de aplicativos do seu celular e pesquise por Celular Seguro;
- Baixe o app;
- Faça o login com sua conta gov.br ou crie uma, caso não tenha;
- Aceite os termos de uso e conheça as instituições participantes;
- Cadastre todos os seus dispositivos e defina Pessoas de Confiança, que poderão ajudar no bloqueio ou alerta em caso de roubo ou furto.
- Caso acabe perdendo o celular, acione a pessoa de confiança e solicite que ela faça o bloqueio do aparelho, lembrando de escolher qual o tipo de bloqueio será feito.
Yasmin Souza, especialista do FDR, comenta mais sobre o sistema Celular Seguro.