SUS libera Losartana de graça em qualquer lugar do Brasil; veja como ter acesso

SALESóPOLIS, SP — As pessoas que sofrem com hipertensão e por isso fazem uso contínuo do medicamento Losartana podem retirar o remédio de graça. É que o SUS (Sistema Único de Saúde) dá acesso a essa e outras opções de remédios de uso contínuo. 

farmácia popular
SUS libera Losartana de graça em qualquer lugar do Brasil; veja como ter acesso
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Basta que o brasileiro encontre um drogaria parceira do programa Farmácia Popular para conseguir retirar de forma gratuita, ou com desconto, os medicamentos de uso contínuo. Isto é, aqueles remédios que precisam ser tomados todos os dias sem parar. 

Medicamentos disponíveis na Farmácia Popular 

A lista de medicamentos que podem ser retirados de graça pela Farmácia Popular aumentou em 2025, agora são 41 remédios. Eles são listados pelo nome da sua composição, logo o seu nome de mercado pode ser diferente. 

Por exemplo, o dipropionato de beclometasona 200mcg pode ser encontrado nas farmácias pelo nome de “Clenil”. Isso significa que a lista identifica do que o medicamento é feito. 

Remédios para asma:

Remédios para diabetes:

Remédios para hipertensão:

Remédios para anticoncepção:

Remédio para osteoporose:

Remédios para dislipidemia (colesterol alto)

Remédios para doença de Parkinson:

Remédios para glaucoma:

Remédios para rinite:

Itens de higiene:

Como retirar o remédio na Farmácia Popular?

Não é preciso nenhum tipo de cadastro prévio para retirar medicamentos pela Farmácia Popular. No momento da retirada será preenchida uma ficha com os dados do titular da receita, ou do seu responsável quando for menor de 18 anos. 

Basta apresentar um documento com foto e a receita médica. Todas as pessoas podem usufruir deste benefício, independente da sua renda. 

 

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile