SãO PAULO (SP) — Aguardada por milhares de aposentados e pensionistas do INSS de todo o país, a Revisão da Vida Toda voltou a ser julgada pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

O julgamento foi realizado para definir se os brasileiros que foram beneficiados com a revisão precisarão devolver o dinheiro ganho com a atualização da aposentadoria.
Após um longo debate sobre o tema, os ministros do STF definiram que não existe a necessidade de devolução do dinheiro recebido com a Revisão da Vida Toda.
Além disso, também ficou determinado que esses aposentados e pensionistas também não precisarão pagar os custos dos processos abertos na justiça para analisar os casos.
No entanto, vale lembrar que o STF já havia determinado a extinção da nova aposentadoria. Por isso, quem foi beneficiado com a Revisão da Vida Toda poderá ter o benefício reduzido a partir de agora.
A mudança poderá acontecer para os segurados do INSS que, por meio de ações judiciais, conseguiram incluir o valor de contribuições realizadas antes de 1994 no cálculo da aposentadoria.
Entenda o que é a Revisão da Vida Toda do INSS:
- O processo discutia a possibilidade de um novo cálculo no valor da aposentadoria para alguns cidadãos;
- Para tal, seria realizada a inclusão de contribuições realizadas antes de julho de 1994 no cálculo do benefício;
- Atualmente, os valores não são levados em consideração já que as contribuições foram realizadas em outras moedas;
- A decisão de exclusão desses valores no cálculo foi confirmada pelo STF em julgamento realizado ainda em 2024, segundo o Jornal Folha de S. Paulo;
- No entanto, alguns pontos como a devolução de valores já pagos continuavam pendentes;
- Com o novo julgamento realizado nesta quinta-feira (10), os pontos finais sobre o caso foram debatidos e a possibilidade de Revisão da Vida Toda excluída de forma definitiva.
Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, o formato como a mudança no valor da aposentadoria do INSS será realizado para quem já contava com o benefício da revisão ainda não foi revelado.
Por isso, esses aposentados ou pensionistas deverão aguardar para saber como as mudanças impactarão as suas vidas.