O que pode acontecer com quem não envia o Imposto de Renda? A resposta pode te surpreender

A declaração do Imposto de Renda é uma obrigação anual dos contribuintes brasileiros. No entanto, existem pessoas que não precisam declarar. Agora, aqueles que são obrigados a declarar e não cumprirem a tarefa podem sofrer consequências que vão de pagar multa a ficar com o CPF com pendências. Entenda! 

O que pode acontecer com quem não envia o Imposto de Renda? A resposta pode te surpreender
Imagem: FDR

Segundo a Folha de S.Paulo, o CPF pode ser considerado irregular assim que acabar o prazo de envio das declarações sem multa, em 30 de maio. O documento ficará bloqueado até que a declaração seja entregue. 

Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta sobre o Imposto de Renda, confira.

Quem deve declarar o Imposto de Renda 2025 e quais são as consequências de não declarar? 

São obrigados a declarar o IR 2025:

O contribuinte que não declarar o Imposto de Renda paga multa, que pode variar de R$ 165,74 a 20% do imposto devido no ano-calendário. O CPF do contribuinte ficará irregular, o que pode causar bloqueios e dificuldades em vários processos:

Impedimento de abrir ou operar contas bancárias.

O CPF fica bloqueado até a entrega da declaração, sendo liberado assim que os dados forem enviados.

YouTube video player
Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile