SALESóPOLIS, SP — Os brasileiros foram surpreendidos de forma negativa com a projeção da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) que prevê reajuste de 3,5% no valor da conta de luz este ano. Mas você sabia que pode conseguir desconto de até 65% nesta cobrança?.

(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)
A conta de luz continua sendo uma das vilãs do orçamento das famílias. Pesando cada vez mais no bolso a tendência é de que a cobrança fique até 3,5% mais cara ao longo de 2025, por isso já é preciso ir se preparando para os reajustes.
Por outro lado, quem consegue se beneficiar com a Tarifa Social tem a chance de reduzir em até 65% o valor da sua conta de energia elétrica. O programa do governo federal é dedicado a famílias que vivem em condição de baixa renda.
Quem tem direito aos descontos da Tarifa Social?
Para ter acesso ao desconto que vai de 10% a 65% do valor da conta de energia elétrica, o titular da conta precisa atender aos seguintes critérios:
- Pessoas com deficiência ou idosas a partir dos 65 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC); ou
- Famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo; ou
- Famílias inscritas no CadÚnico com renda familiar de até 3 salários mínimos por mês e que possua entre seus membros pessoa que dependa de aparelho ligado a energia elétrica para cuidados com a saúde.
Por isso, caso esteja morando de aluguel é muito importante transferir a titularidade da conta de energia elétrica para o seu nome.
Descontos liberados
- Consumo mensal de até 30 kWh/mês – desconto de 65%;
- Consumo mensal de 31 kWh a 100 kWh/mês – desconto de 40%;
- Consumo mensal de 101 kWh a 220 kWh/mês – desconto de 10%.
Como se inscrever no Tarifa Social para conseguir descontos?
Não é necessário fazer inscrição no Tarifa Social, isso porque a concessão do desconto é feita de forma automática pela companhia de energia elétrica ao cruzar os dados do titular da conta de luz com o Cadastro Único.
Caso o desconto não tenha acontecido o cidadão deve:
- procurar o atendimento da companhia de fornecimento de energia e apresentar o contrato de locação ou compra e venda, para trocar a titularidade da conta;
- atualizar o seu endereço no Cadastro Único.