O DETRAN do Mato Grosso do Sul iniciou o calendário de licenciamento de veículos para 2025, e os motoristas com placas de final 1 e 2 devem ficar atentos. O prazo para regularização começou no último dia 01/04 e segue até o final do mês. A taxa de licenciamento é fixa para todos os tipos de veículos, mas o valor varia de acordo com a data de pagamento.

placas 1 e 2 em abril; entenda. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)
O DETRAN alerta que o não licenciamento do veículo impede a emissão do CRLV (Certificado de Registro e Licença de Veículo) de 2025, documento obrigatório para circulação. A falta do CRLV pode resultar em multa, pontos na carteira e apreensão do veículo.
O que acontece se o licenciamento do DETRAN não for pago?
A falta de licenciamento impossibilita a emissão do CRLV, documento obrigatório para circulação. A versão digital também é aceita, por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), mas ela só fica disponível após o pagamento ser registrado no sistema do Detran.
Motoristas flagrados conduzindo veículos sem o licenciamento atualizado estão sujeitos a multa de R$ 293,47, acúmulo de 7 pontos na CNH e remoção do veículo ao pátio, o que gera ainda mais custos com guincho e diárias.
A especialista Jamille Novaes, colaboradora do FDR, explica as novas categorias e as regras de renovação da CNH em 2025.
Como fazer o pagamento?
O licenciamento pode ser pago diretamente nos canais de autoatendimento do DETRAN, no site oficial “Meu Detran”, ou presencialmente em uma das agências do órgão espalhadas pelo estado. Para facilitar, o sistema permite gerar o boleto online e efetuar o pagamento em bancos conveniados ou via internet banking.
Neste mês, mais de 105 mil veículos com placas de final 1 e 2 estão convocados para cumprir o procedimento obrigatório. O DETRAN reforça que o licenciamento em dia garante segurança e tranquilidade para os motoristas, além de evitar surpresas desagradáveis em abordagens policiais.