ARAGUARI, MG — O pagamento do Pé-de-Meia de abril começa a ser feito nesta segunda-feira, 7, para os estudantes nascidos em novembro e dezembro. O valor depositado, de R$ 200, é referente ao incentivo-matrícula da edição 2025. Com o depósito do benefício estudantil, o Ministério da Educação (MEC) conclui o calendário de repasses escalonados.

A divisão por mês de nascimento garantiu organização no processo. Voltado a alunos de baixa renda do ensino médio público, o Pé-de-Meia de abril busca reduzir a evasão escolar. A proposta é fortalecer a permanência dos jovens na sala de aula até a conclusão dos estudos.
A Caixa Econômica Federal (CEF) informou que o Pé-de-Meia de abril contemplará cerca de 3,9 milhões de parcelas. Desse total, 1,3 milhão serão destinados a estudantes que ingressaram no primeiro ano do ensino médio público em 2025. Além dos novos beneficiários, o programa também incluirá o pagamento de valores pendentes de 2024.
Estão previstos repasses dos incentivos conclusão, Enem e frequência. Os depósitos reforçam o compromisso do programa em apoiar a permanência dos alunos na escola. A iniciativa busca garantir mais oportunidades e reduzir a evasão no ensino médio.
Quem pode receber a parcela de R$ 200 do Pé-de-Meia de abril?
-
Os pagamentos do Pé-de-Meia de abril serão feitos de forma automática, sem a necessidade de o estudante realizar qualquer tipo de cadastro no programa;
-
Para receber o Pé-de-Meia de abril, o aluno deve atender aos critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação, que envolvem matrícula ativa e situação socioeconômica da família;
-
É necessário estar matriculado no ensino médio regular da rede pública e ter entre 14 e 24 anos de idade, ou estar na Educação de Jovens e Adultos (EJA), com idade entre 19 e 24 anos;
-
O estudante deve possuir um CPF regularizado junto à Receita Federal para estar apto a receber os valores;
-
A família do aluno precisa estar inscrita no Cadastro Único (CadÚnico) até o dia 7 de fevereiro de 2025, com renda de até meio salário mínimo por pessoa.