O maior problema do PIX foi solucionado: Nova funcionalidade vai mudar a vida de todos

O problema do Pix mais temido pelos brasileiros, os golpes e fraudes envolvendo transferências instantâneas, está prestes a ter um fim. A partir de outubro, usuários poderão contestar transações suspeitas de forma completamente digital, sem precisar entrar em contato com o atendimento dos bancos. A medida foi determinada pelo Banco Central e promete transformar a forma como o sistema lida com crimes financeiros.

O maior problema do PIX foi solucionado: Nova funcionalidade
vai mudar a vida de todos. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Essa solução representa um grande avanço no combate ao problema do Pix, oferecendo mais agilidade e autonomia para as vítimas de golpes. O novo recurso permitirá que qualquer pessoa acione o processo de devolução diretamente pelo aplicativo da instituição financeira onde a transação foi feita, tornando o procedimento mais acessível e eficiente. As informações são da Folha de S.Paulo.

Novo sistema para resolver problema do Pix

A funcionalidade será baseada no Mecanismo Especial de Devolução (MED), que agora estará disponível em formato de autoatendimento dentro dos aplicativos bancários. O cliente poderá contestar qualquer transação feita nos últimos 80 dias, desde que se enquadre em situações de golpe, fraude ou crime. Casos como envio errado por digitação ou desacordos comerciais não entram nessa categoria.

Ao iniciar uma contestação, o usuário será guiado por um passo a passo que inclui a escolha da transação suspeita, o tipo de crime sofrido e a possibilidade de incluir uma descrição detalhada do ocorrido. A inclusão de documentos também será incentivada, pois aumenta as chances de comprovar a fraude e obter o dinheiro de volta, o prazo para a devolução pode ser de até 11 dias.

A especialista Marina Costa, colaboradora do FDR, dá 7 dicas importantes para não cair no golpe do pix em 2025.

Transparência e notificações para todos os envolvidos

A partir do momento em que a contestação for registrada, tanto o pagador quanto o recebedor da quantia serão notificados. O receptor será informado sobre o bloqueio temporário do valor em sua conta, incluindo detalhes como o motivo da ação, o valor envolvido, e o prazo máximo de retenção. Caso o dinheiro seja devolvido, ambos receberão um aviso com os dados da transação e da restituição.

Outro ponto importante é que, se o valor bloqueado inicialmente não for suficiente para a devolução, o banco continuará monitorando a conta do destinatário por até 90 dias, podendo fazer devoluções complementares à medida que haja saldo disponível.

Mais segurança para todos

Com essa nova funcionalidade, o Banco Central espera ampliar a segurança do Pix, diminuindo o número de vítimas e oferecendo mais rapidez na resolução de casos. A mudança também estimula que os usuários se sintam mais confiantes ao usar o sistema, agora respaldados por um processo claro, direto e eficiente.

 

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Yasmin SouzaYasmin Souza
Jornalista com experiência em redação, gestão de redes sociais e SEO.
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