Nesta quarta-feira (02/04), o Tribunal de Contas da União (TCU) autorizou a fiscalização para identificar fragmentos, sobreposições, duplicidades e lacunas em benefícios assistenciais. Veja o que muda!

Imagem: Jeane de Oliveira / FDR
Segundo o InfoMoney, a auditoria que será realizada está relacionada ao grupo temático 1 do plano de trabalho de 2025 da Rede Integrar de Políticas Públicas Descentralizadas (Rede Integrar). Esse grupo é responsável pela Assistência Social e Programas de Transferência de Renda.
A proposta foi feita pela Unidade de Auditoria Especializada em Previdência, Assistência e Trabalho (AudBenefícios) e aprovada pela Secretaria de Controle Externo de Contas Públicas (SecexContas).
Os detalhes da fiscalização ainda não foram divulgados pelo TCU.
Entenda a fiscalização
-
Autorização de fiscalização pelo TCU (Tribunal de Contas da União): o TCU autorizou a fiscalização para identificar fragmentações, sobreposições, duplicidades e lacunas em benefícios assistenciais.
-
Objetivo da auditoria: está relacionado ao grupo temático 1 do plano de trabalho de 2025 da Rede Integrar de Políticas Públicas Descentralizadas (Rede Integrar). Esse grupo é responsável pela Assistência Social e Programas de Transferência de Renda.
-
Proposta de fiscalização: elaborada pela Unidade de Auditoria Especializada em Previdência, Assistência e Trabalho (AudBenefícios) e aprovada pela Secretaria de Controle Externo de Contas Públicas (SecexContas).
Quais são os benefícios assistenciais oferecidos pelo Governo?
O governo oferece diversos benefícios sociais para promover a inclusão social, a proteção social e reduzir as desigualdades no país. São eles:
-
Bolsa Família;
-
BPC – Benefício de Prestação Continuada;
-
Auxílio-doença e aposentadoria por invalidez (INSS);
-
Seguro Desemprego;
-
Tarifa Social de Energia Elétrica.
Outras informações sobre benefícios assistenciais estão disponíveis no FDR.
INSS confirma pagamento de revisão dos benefícios para abril
E por falar em benefícios, segundo Lila Cunha, começa neste mês de abril o pagamento da revisão milionária de benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Os valores serão distribuídos até dezembro deste ano porque o calendário foi organizado entre salários ativos e inativos.