O Banco Central anunciou mudanças importantes para o Pix, sistema de transferências instantâneas amplamente utilizado no Brasil. A partir de setembro deste ano, os bancos deverão disponibilizar a opção de parcelamento via Pix, oferecendo uma alternativa ao tradicional cartão de crédito.

confirma nova regra. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)
Além disso, outra novidade envolve o uso do Pix como garantia para empréstimos. No entanto, essa funcionalidade será liberada apenas em 2026, devido à complexidade da sua implementação. A medida será voltada exclusivamente para empresas e estabelecimentos comerciais, sem impactar diretamente as transações realizadas por pessoas físicas. As informações são do G1.
Pix parcelado
Com a introdução do Pix parcelado, consumidores poderão dividir pagamentos, enquanto os vendedores recebem o valor integral no ato da compra. Segundo o Banco Central, essa inovação pode ampliar o uso do sistema no varejo, especialmente para adquirir bens e serviços de maior valor.
Essa funcionalidade se apresenta como uma solução vantajosa para pessoas que não possuem acesso ao crédito tradicional, permitindo maior flexibilidade nas transações financeiras. Os detalhes sobre taxas e condições ainda serão divulgados pelas instituições financeiras responsáveis pela oferta do serviço.
A especialista Jamille Novaes, colaboradora do FDR, explica tudo que você precisa saber sobre as novas regras do Pix.
Devolução facilitada em casos de fraude
Outra mudança prevista para outubro é a criação de um sistema de autoatendimento nos aplicativos bancários, permitindo que clientes solicitem a devolução de valores transferidos via Pix em casos de fraude. Com isso, vítimas de golpes poderão contestar transações de forma online e sem burocracia.
O objetivo dessa iniciativa é aumentar a eficiência na recuperação de recursos, bloqueando rapidamente os valores transferidos para contas suspeitas. O Banco Central reforça que essa solução será válida apenas para operações comprovadamente fraudulentas, garantindo maior segurança para os usuários.
As novas regras do Pix trazem benefícios para os usuários, como a possibilidade de parcelar compras e a maior segurança em caso de fraudes. No entanto, é importante que os consumidores fiquem atentos às taxas e condições oferecidas pelos bancos para o Pix parcelado, e que utilizem o sistema de pagamentos de forma consciente e segura.