SALESóPOLIS, SP — No dia 1º de abril foi publicada no Diário Oficial da União a permissão para que 130 mil famílias antecipem seu salário social pago pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A medida é voluntária, ou seja, só receberão aqueles que demonstrarem interesse.

(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)
A medida foi criada para atender aqueles que moram em municípios do Rio Grande do Sul, e que foram atingidos pelas enchentes em maio de 2024. O INSS está autorizado a conceder um salário extra para 130 mil famílias desta região.
No entanto, pode ser que nem todas essas famílias de fato saquem o benefício. O valor fica bloqueado e só é disponibilizado quando o próprio cidadão entra em contato pedindo pelo adiantamento.
Como vai funcionar a antecipação do benefício do INSS?
A antecipação do benefício do INSS não é um bônus do governo federal. Na verdade o cidadão precisará pagar pelo valor que foi solicitado.
Isso significa que mesmo recebendo seu salário em dobro em abril, por exemplo, a partir de maio terá que pagar pelo valor a mais.
A medida deve movimentar aproximadamente R$ 161 milhões na economia local, e serve para que as famílias em vulnerabilidade tenham um rendimento extra no momento de necessidade.
Funciona assim:
- cada pessoa pode solicitar até 1 salário extra (R$ 1.518);
- o pagamento será feito em 36 parcelas fixas, sem juros ou correção monetária.
“É importante a gente ressaltar que esse pagamento que está sendo disponibilizado é semelhante a um empréstimo porque na realidade é a antecipação de mais um salário. O segurado é quem decide se quer ou não esse valor. Essa é mais uma ação do Governo Federal que pode ajudar a minimizar os prejuízos das pessoas que tiveram muitas perdas materiais com as enchentes que ocorreram em 2024”, enfatiza o superintendente regional Sul do INSS, Alberto Alegre.
Quem pode pedir a antecipação de salário do INSS?
A operação de antecipação de salário do INSS será válido para:
- quem recebe Benefício de Prestação Continuada (BPC) destinado a idosos e pessoas com deficiência ou com renda mensal vitalícia por idade ou incapacidade.
Os valores estão disponíveis para solicitação de saque na instituição financeira onde o beneficiário ou seu responsável legal recebe o benefício.