Saque-aniversário do FGTS pode causar DOR DE CABEÇA na hora de declarar o Imposto de Renda

SALESóPOLIS, SP — Quem está preparando a sua declaração do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) deve incluir todos os rendimentos do ano passado. Entre eles, o saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Saiba como fazer sem dor de cabeça. 

fgts
Saque-aniversário do FGTS pode causar DOR DE CABEÇA na hora de declarar o Imposto de Renda (Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O saque-aniversário do FGTS dá ao trabalhador a chance de receber até 50% dos rendimentos disponíveis no Fundo de Garantia, uma vez por ano. Para isso precisa abrir mão do saque rescisão caso seja demitido sem justa causa. 

Quem é obrigado a declarar o Imposto de Renda em 2025 deve incluir nos campos de rendimentos tudo o que foi recebido de FGTS no ano passado, até mesmo os valores vindos do saque-aniversário. 

No entanto, esses valores são isentos de tributação. Quer dizer, não é preciso pagar nenhum imposto por ele, mas os valores recebidos precisam ser informados para a Receita Federal. 

Como declarar o saque-aniversário do FGTS na declaração do Imposto de Renda?

Para informar o recebimento do saque-aniversário do FGTS o trabalhador deve preencher os valores retirados na opção “Rendimentos isentos e não tributáveis”, dessa forma:

Quem deve declarar Imposto de Renda em 2025?

A entrega da declaração do Imposto de Renda 2025 é online, e o programa de preenchimento deve ser baixado no site da Receita Federal. Ou, usado o App da Receita Federal. 

São obrigados a fazer a entrega deste documento até 30 de maio de 2025 quem:

Quem constar como dependente na declaração de outra pessoa não deve fazer uma declaração própria, a não ser que tenha deixado de ser dependente ao longo do ano anterior e se enquadre em uma das obrigatoriedades listadas acima.

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile