Idoso +60 perde rios de dinheiro ao não usar benefícios de gratuidade

SALESóPOLIS, SP — Os idosos acima de 60 anos têm como benefício a isenção de uma série de pagamentos cobrados pelo poder público ou privado. Porém, acabam deixando de usufruir desta vantagem porque não conhecem bem os seus direitos. 

idoso
Idoso +60 perde rios de dinheiro ao não usar benefícios de gratuidade
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O Estatuto do Idoso foi criado para garantir que a pessoa idosa tenha acesso aos seus direitos básicos. Diante disso, também permite que alguns serviços que são cobrados para todos os brasileiros sejam isentados para os idosos. 

Ao saber dos seus direitos o idoso acaba economizando, e deixa de gastar valores fixos todos os meses. 

Além da isenção, por lei a pessoa acima de 60 anos também tem direito a prioridade em filas, atendimentos médicos e outros. 

Serviços públicos gratuitos para os idosos

São garantidos os seguintes benefícios de isenção, ou seja, de gratuidade para os idosos que possuem mais de 60 anos de idade:

Viagens em ônibus 

Vale a pena verificar direto na sua cidade como funciona a isenção de transporte público, isso porque, alguns lugares exigem um cadastro do idoso no site da companhia de transporte. 

Remédios de uso contínuo

Ficam disponíveis medicamentos para hipertensão, diabetes, além de itens de higiene pessoal como fralda geriátrica. 

Emissão da CNI (Carteira Nacional de Identificação)

Meia-entrada em eventos culturais

Também é garantido aos idosos a meia-entrada em eventos culturais públicos ou privados, como:

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile