4 passos rápidos para encontrar seu NIS e resgatar o dinheiro esquecido do PIS

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — seu NIS é um número de identificação muito importante. Ao contrário do que muita gente pensa, ele não é usado apenas em programas sociais, como o Bolsa Família. Mas, também para o saque do dinheiro esquecido do PIS/PASEP.

4 passos rápidos para encontrar seu NIS e resgatar o dinheiro esquecido do PIS/PASEP
Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR

O número NIS é composto por 11 dígitos gerados pela Caixa Econômica Federal. Geralmente quem recebe algum benefício social sabe o seu NIS, contudo, ele é usado em outras situações, como o saque dinheiro esquecido do PIS/PASEP. Portanto, é importante saber o seu Número de Identificação Social.

Segundo o Governo Federal, 10 milhões de pessoas têm direito ao saque do saldo das contas do PIS/PASEP. Existem algumas formas de descobrir o seu número NIS, o FDR apresenta as principais.  Atenção, o número NIS e PIS são os mesmos.

Como descobrir o número NIS?

Para acessar o sistema Refis Cidadão e consultar se tem direito ao saque do Fundo PIS/PASEP você vai precisar do número NIS, portanto, confira formas de descobrir o seu Número de Identificação Social.

Extrato do FGTS

Meu INSS

Pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital

Cartão Cidadão

Site do Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis)

Site da Caixa

Quem tem direito ao dinheiro esquecido no antigo fundo PIS/Pasep?

Os pagamentos são feitos pela Caixa Econômica Federal apenas às pessoas que trabalharam com carteira assinada e servidores públicos entre 1971 e 1988 e ainda não tinham feito o resgate antes do encerramento do Fundo.

Vale lembrar que o ressarcimento do PIS/PASEP é diferente do pagamento do anual do PIS/PASEP.

Marina Costa, especialista do FDR, apresenta as datas de pagamento do PIS/PASEP em 2025.

YouTube video player
Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile