Urgente! INSS erra ao negar pedidos e prejudica ESTES trabalhadores

SALESóPOLIS, SP — De acordo com os dados do TCU (Tribunal de Contas da União) em 2024 10,9% dos pedidos negados automaticamente pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) foram indevidos. O período apurado foi de janeiro a maio do ano passado. 

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Urgente! INSS erra ao negar pedidos e prejudica ESTES trabalhadores
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Segundo o TCU, o INSS não poderia ter negado a concessão dos benefícios para quase 11% dos casos em que os pedidos foram indeferidos no período de janeiro a maio de 2024.

Para o ministro do TCU, Aroldo Cedraz, o INSS incentiva os seus servidores a fazer uma análise “inadequada” dos casos. Quando o processo requer uma avaliação mais complexa, os servidores negavam a solicitação de forma automática. 

A área técnica do Tribunal identificou “inconsistências” que poderiam afetar 28,64% dos pedidos analisados, levando à negativa de forma indevida.

TCU aumenta fiscalização nos pedidos do INSS

No dia 26 de março, em reunião que discutiu o tema, o TCU afirmou que vai exigir do INSS algumas atitudes, como:

  • compatibilize suas metas de produtividade com a exigência de complexidade da análise;
  • ofereça treinamento aos servidores;
  • implemente mecanismos que possam corrigir falhas na etapa inicial do processo de concessão do benefício. Isso inclui verificações automáticas de consistência e alertas de eventuais erros ou omissões nos requerimentos;
  • adotar soluções de Inteligência Artificial para sanar “vícios” nesses processos;
  • implemente processo de avaliação da qualidade das análises automáticas.

Também foi afirmado pelo presidente do TCU, o ministro Vital do Rego, que a Corte de Contas vai fiscalizar também a concessão de benefícios de forma indevida.

“Nós estamos com um paciente que está absolutamente debilitado [o sistema previdenciário] e, até agora, eu não vejo remédio para tirar desse quadro. As notícias que têm são muito desanimadoras”, afirmou Vital do Rêgo, em entrevista exclusiva ao g1 e à TV Globo.

Fila de espera do INSS tem aumentado

Outro problema, tão grave quanto, que o INSS tem enfrentado é o aumento da fila de espera. Os dados de novembro de 2024 mostram que haviam 1,985 milhão de pessoas aguardando seu pedido avançar no Instituto. 

Questionados pela Folha de S. Paulo, o Ministério da Previdência Social enviou uma nota listando os motivos pelos quais a fila de espera do INSS tem crescido acima do habitual. 

Entre as razões foram citados:

  • Greve dos peritos do INSS, em que diminuiu as avaliações médicas nas agências;
  • Aumento no número de pedidos mensais, passando a receber, em média, 1,4 milhão de solicitações em 2024, enquanto em 2023 os números ficavam abaixo de 1 milhão;
  • Pedidos duplicados (feitos mais de uma vez), ou solicitação de análise administrativa do INSS, quando o primeiro pedido já foi negado. 

O tempo médio de liberação da resposta (descontando o tempo de espera por documentos do segurado) também subiu. De 34 dias em julho em 2024, o dado já havia escalado para 39 dias em setembro.

Porém, há regiões em que esses números são ainda maiores. No Nordeste, por exemplo, as pessoas chegam a esperar por pelo menos 66 dias para obter uma resposta. 

Além da má impressão que a fila do INSS passa para o governo Lula, influenciando na reprovação do presidente, os requerimentos atrasados também pesam no bolso da União. Já que quanto mais demora para aprovar, mais chances de pagar pelos “atrasados”. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com