Quem está com o nome sujo precisa saber deste NOVO benefício

Ter o nome sujo na praça pode ser um grande obstáculo para quem precisa de crédito, especialmente para aqueles que enfrentam dificuldades financeiras e buscam alternativas para sair das dívidas. No entanto, uma nova modalidade de empréstimo pode mudar esse cenário. O governo anunciou o Crédito do Trabalhador, uma linha de empréstimo consignado exclusiva para empregados com carteira assinada, que poderá ser acessada mesmo por quem está negativado.

Quem está com o nome sujo precisa saber
deste NOVO benefício. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

O programa, segundo matéria da UOL, já está disponível e promete facilitar o acesso ao crédito sem que os bancos levem em conta eventuais restrições no nome sujo do trabalhador. A medida pode beneficiar milhares de brasileiros que precisam de dinheiro, mas enfrentam dificuldades para conseguir aprovação nos empréstimos tradicionais devido ao histórico de inadimplência.

Como funciona o Crédito do Trabalhador para quem tem nome sujo?

Diferente de outras modalidades, esse empréstimo não exige análise de crédito por parte dos bancos. Ou seja, mesmo que o trabalhador tenha o nome sujo, ele pode solicitar o consignado. A garantia do pagamento é o próprio salário, já que as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento.

O pedido deve ser feito pelo aplicativo CTPS Digital, que já é utilizado por muitos trabalhadores para acessar informações da Carteira de Trabalho. Pelo app, o trabalhador pode solicitar uma proposta de crédito e receber ofertas dos bancos em até 24 horas.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, explica se empregador deve assumir dívida de empresário demitido no consignado CLT.

Empréstimo com juros mais baixos

O novo crédito consignado para trabalhadores CLT funciona como um leilão de ofertas. Ou seja, os bancos cadastram suas propostas e o trabalhador escolhe a melhor condição. A previsão é que os juros possam ser reduzidos em até 52% em relação aos empréstimos convencionais, mas não há um teto definido para as taxas cobradas pelas instituições financeiras.

Diante disso, o governo recomenda cautela antes de fechar negócio. Segundo o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, é importante aguardar todas as ofertas antes de tomar uma decisão, garantindo que o trabalhador escolha a opção mais vantajosa.

Quem pode solicitar o novo crédito?

Para ter acesso ao Crédito do Trabalhador, é necessário:

  • Ter carteira assinada (CLT);
  • Estar empregado, inclusive por MEI (Microempreendedor Individual);
  • Receber salário via folha de pagamento.