VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Mais prazo, menor juros e você no controle, esse é o empréstimo CLT que já está disponível. A contratação é totalmente virtual e você tem a oportunidade de usar parte do seu FGTS como garantia. Assim tem mais chances de ter o crédito aprovado.

Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR
O empréstimo CLT é uma opção para quem está precisando de dinheiro, mas não quer encarar os tradicionais juros. O sucesso dessa linha de crédito é tão grande que nos primeiros dias foram adas 64.718.404 simulações e 8.704.759 pedidos de crédito, totalizando R$ 340, 3 milhões.
A previsão é de que o crédito seja disponibilizado para mais de 47 milhões de pessoas em todo o país.
Quais os juros do empréstimo CLT?
A proposta é oferecer juros mais baixos, com percentuais entre 2,5% e 3% ao mês. Bem abaixo dos 6% cobrados atualmente, informa a CNN Brasil. Os bancos têm oportunidade de fazer ofertas, o que acaba gerando uma concorrência que beneficia o trabalhador.
Afinal, o próprio celetista é quem escolhe em qual banco vai pegar o empréstimo, com isso as propostas são mais atrativas. Na Caixa Econômica, por exemplo os juros são de 1,60% a 3,17%.
Contudo, as taxas são definidas a partir da análise de crédito e do tempo de contrato do trabalhador.
Qual o valor máximo do consignado CLT?
O Governo Federal segue adotando a regra de comprometimento de 35% do salário bruto, incluído comissões, abonos e demais benefícios. Sendo assim o valor que uma pessoa conseguiria poder não ser o mesmo a que outra pessoa teria direito.
Quem fez uso do Saque-Aniversário pode contratar o consignado?
Sim, quem aderiu ao saque-aniversário também podem usar o recurso, informou o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Matinho.
Quais as informações necessárias para acessar o empréstimo CLT?
Para pedir o empréstimo é necessário compartilhar os dados com o banco, sendo assim as instituições financeiras terão acesso a:
- Nome;
- Cadastro de pessoas físicas (CPF)
- Tempo de empresa;
- Margem do salário disponível para consignação; e
- Verbas rescisórias em caso de demissão.
É através dessas informações que as propostas de crédito serão ofertadas.
Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR
Preciso ir ao banco para contratar o empréstimo consignado?
Não, a contratação é feita pela Carteira de Trabalho Digital, também através dela você consegue acompanhar os descontos das parcelas. São 80 instituições financeiras participantes.
Você acessa o sistema, inserir o valor e a quantidade de parcelas desejadas e então solicita as propostas. Elas serão enviadas dentro de 24h e você mesmo escolhe qual deseja contratar.
Lembrando que as propostas são personalizadas, portanto pessoas com o mesmo salário, mas com tempo de contrato diferente podem receber pospostas distintas.
Uso do FGTS como garantia
A Caixa Econômica permite que você use 10% do saldo do seu FGTS como garantia de pagamento. Assim é até mais fácil conseguir o empréstimo.
E se o trabalhador mudar de emprego?
Nesse caso o desconto passa a ser feito pelo novo empregador. Caso o trabalhador fique desempregado o saldo do FGTS pode ser usado para pagamento, dentro do limite estabelecido.
Se o valor não for suficiente as parcelas ficam em aberto na Carteira de Trabalho Digital e assim que ele conseguir um novo emprego os descontos voltam. Yasmin Souza, especialista do FDR, traz mais informações sobre o empréstimo em caso de demissão.