Pouca gente sabe mas esses são os 4 benefícios destinados à lista de trabalhadores

SãO PAULO (SP) — Realizar atividades no campo também pode garantir uma série de benefícios para os trabalhadores rurais. Considerados segurados especiais pela legislação brasileira, o grupo de trabalhadores conta com quatro importantes benefícios.

Pouca gente sabe mas esses são os 4 benefícios destinados à lista de trabalhadores. (Imagem: Jeane de Oliveira/FDR)

No caso das mulheres que exercem atividades no campo, a lista de benefícios é garantida pela Previdência Social por meio do INSS. Para tal, é preciso que elas comprovem o exercício da atividade rural.

Além disso, também é essencial que essas mulheres realizem regularmente o pagamento das contribuições para o INSS.

De acordo com o comunicado oficial realizado pelo Governo Federal, para as trabalhadoras rurais o pagamento deve ser realizado por meio da Guia da Previdência Social que deve ser quitada de forma mensal.

Atualmente, alguns benefícios exigem um período mínimo de contribuição que varia de acordo com a solicitação a ser realizada para o INSS.

Confira os benefícios disponíveis para essas trabalhadoras:

  • As mulheres que trabalham no campo tem direito a aposentadoria por idade;
  • No caso delas, é necessário comprovar um mínimo de 180 meses de contribuição, o que representa 15 anos de trabalho;
  • Também é necessário ter ao menos 55 anos para conquistar o benefício;
  • As trabalhadoras também tem direito a pensão por morte rural que é paga para os dependentes em caso de falecimento;
  • Também é possível receber o salário maternidade rural que é pago por 120 dias após o parto ou adoção;
  • Por fim, também é possível receber o auxílio por incapacidade temporária (auxílio-doença);
  • Nesse caso o benefício assegura o pagamento de um salário mínimo mensalmente caso a mulher seja acometida por uma doença que impossibilite o seu trabalho;
  • Além disso, também é possível receber o auxílio por incapacidade permanente que garante a aposentadoria em caso de doença que inviabiliza o seu trabalho de forma permanente.

Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, os benefícios podem ser solicitados online, o que garante uma maior praticidade para a mulher no momento do pedido.

Para tal, ela deverá acessar o site do Meu INSS e abrir a solicitação informando o seu CPF e senha cadastradas no sistema do GOV.BR

 

Daniele GomesDaniele Gomes
Formada em jornalismo, com experiência como repórter de economia e política, além de assessoria de imprensa e gestão de redes sociais.