Comunicado para todos que recebem menos de 2 salários: novo benefício aprovado

SALESóPOLIS, SP — Por lei, quem trabalha com carteira assinada e recebe no máximo dois salários mínimos por mês tem direito de ser contemplado com um benefício extra. Essas pessoas podem receber um salário a mais no ano, usando a quantia como quiser. 

pis/pasep
Comunicado para todos que recebem menos de 2 salários: novo benefício aprovado
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Todos os anos o Ministério do Trabalho libera o pagamento do abono salarial do PIS/PASEP. O benefício é um direito de quem vive em condição de baixa renda, ganhando no máximo dois salários mínimos por mês. 

Em 2025 estão recebendo aqueles que trabalharam atendendo aos critérios durante o ano de 2023. Os pagamentos começaram em fevereiro e vão até agosto, com saque disponível até dezembro deste ano. 

A liberação é feita via Caixa Econômica para quem trabalha em empresas privadas, e por meio do Banco do Brasil para quem é servidor público. 

Quem tem direito ao abono salarial em 2025?

Para receber o abono salarial em 2025 o trabalhador precisa:

Valor do abono salarial do PIS/PASEP em 2025

O valor do PIS/PASEP vai depender da multiplicação do número de meses que o cidadão trabalhou em 2023 por 1/12 do salário mínimo de 2025.

Assim, quem trabalhou por 6 meses recebe meio salário mínimo, e quem atuou os 12 meses do ano-base recebe o valor total de um salário mínimo.

Funciona assim:

Calendário do abono PIS/PASEP de 2025

O calendário do abono salarial começou em fevereiro, até março dois grupos já tiveram direito ao saque.

O PIS é pago pela Caixa Econômica e o PASEP pelo Banco do Brasil, os dois seguem o mesmo calendário:

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile