Quem tem IPTU atrasado pode perder o imóvel, e isso ficará evidente no leilão que acontece nesta quinta-feira (27/03). Quase 30 propriedades, entre terrenos, casas, salas comerciais e apartamentos em Vitória, no Espírito Santo, serão leiloados devido à inadimplência do imposto. Segundo a legislação, o não pagamento do tributo pode levar à venda judicial do bem.
vão a leilão nesta quinta (27/03); veja as regras. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)
Além dos imóveis, veículos como carros e motos também estarão disponíveis no leilão, pois foram oferecidos pelos proprietários como forma de quitar dívidas relacionadas ao IPTU atrasado. O evento será realizado exclusivamente online, por meio da plataforma HD Leilões.
Imóveis com IPTU atrasado
O leilão oferece quase 30 imóveis com avaliações que variam significativamente. Os lances iniciais começam em R$ 2 mil, valor estipulado para um terreno no Morro do Cabral, e chegam a R$ 3,5 milhões para um imóvel comercial na Avenida Marechal Campos.
Além dos imóveis, o leilão também incluiu veículos, como carros e motos, que foram oferecidos pelos proprietários como forma de quitar suas dívidas de IPTU.
Você é idoso e você quer se livrar do pagamento do IPTU? A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, explica como você pode conquistar a isenção desse imposto.
Como participar?
Os interessados em participar do leilão devem acessar o site da leiloeira responsável para consultar o edital completo. No edital, é possível encontrar informações detalhadas sobre os bens, os valores de avaliação, as condições de participação e as regras do leilão. É necessário realizar um cadastro prévio na plataforma para poder dar lances.
É importante ressaltar que a lista de bens colocados à venda pode sofrer alterações até o dia do leilão. Isso ocorre porque, caso os proprietários dos imóveis em dívida entrem com um pedido de parcelamento do débito, o bem é retirado do leilão.