Benefício em DOBRO! Trabalhador CLT pode usufruir do FGTS e do consignado federal; saiba como

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Inicialmente o ministro do Trabalho e Emprego pretendia criar o consignado federal e colocar um fim ao saque-aniversário. No entanto, isso não foi possível e agora o trabalhador CLT pode aproveitar tanto do FGTS, quanto do novo consignado. Entenda melhor.

Benefício em DOBRO! Trabalhador CLT pode usufruir do FGTS e do consignado federal;
saiba como
Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR

Nesta semana o trabalhador CLT ganhou mais uma linha de crédito, com uso do FGTS como garantia. Contudo, quem solicitar o consignado federal não perderá o acesso ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Portanto, será possível aproveitar os dois recursos.

A princípio o ministro Luiz Marinho defendia o fim do saque-aniversário, que seria substituído pelo empréstimo com desconto em folha. Porém, após encontrar resistência o saque-aniversário permanece ativo os trabalhadores ganharam mais uma opção de acesso à crédito.

Quem solicitar o consignado CLT deve abandonar o saque-aniversário do FGTS?

  • Não, para solicitar o consignado o trabalhador não vai precisar abandonar o saque-aniversário.
  • Inclusive, o saldo da conta do FGTS é usado apenas como garantia de que o empréstimo será pago, as parcelas serão descontadas diretamente do salário do trabalhador.
  • Segundo o ministro do Trabalho e Emprego o fim do saque-aniversário saiu da mesa de debate, ou seja, não existe mais essa possibilidade
  • Portanto, os trabalhadores poderão continuar na modalidade e solicitar a linha de crédito, afirma a Folha S. Paulo.

Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o fim do saque-aniversário.

Diferença entre o empréstimo consignado e saque-aniversário

A diferença principal é que o consignado é um empréstimo, ou seja, o trabalhador precisa devolver ao banco o valor solicitado.

Enquanto isso, no saque-aniversário o trabalhador pode acessar anualmente parte do valor recolhido mensalmente pelo empregador. Assim, o saldo da sua conta é dele e ele não precisa devolvê-lo.

Jamille NovaesJamille Novaes
Jamille Novaes é Bacharel em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e redatora especializada em economia popular, programas sociais e finanças pessoais, com foco em traduzir temas complexos para o dia a dia do brasileiro. Atua na produção de notícias e guias práticos sobre INSS, Bolsa Família, PIS/Pasep, FGTS, Imposto de Renda e oportunidades de renda extra, sempre com base em informações oficiais e atualizações verificadas. 📧Contato editorial: jamillepereira@gridmidia.com