SALESóPOLIS, SP — Começou em fevereiro o processo de atualização dos sistemas que gerenciam o Cadastro Único (CadÚnico). Até 17 de março as novas medidas devem ser devidamente implementadas, a fim de garantir que a base de dados esteja mais segura, eficaz e objetiva.

(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)
O CadÚnico é a principal plataforma de dados sociais do país. Além do governo federal, os governos municipais e estaduais também usam essas informações como referência para seleção de famílias em programas de assistência social.
Podem fazer parte deste cadastro os brasileiros que vivem com renda familiar de no máximo meio salário mínimo por pessoa. Há, em cada cidade, uma unidade do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) onde a inscrição deve ser feita.
A fim de melhorar o sistema, com queixas sobre a veracidade dos dados e a demora entre a inscrição e a liberação do benefício, o MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) decidiu modernizar a plataforma desde o fim de fevereiro.
Por isso, os funcionários dos CRAS estão sendo treinados para lidar com o novo sistema e toda a tecnologia que envolve a plataforma também tem recebido modernização. Ou seja, trabalhos manuais e mecanizados estão recebendo atualizações.
O que muda para os inscritos com o novo CadÚnico?
As mudanças não trazem nenhuma nova responsabilidade para os inscritos, mas sim uma atualização para o sistema que guarda as informações sobre eles.
Isso porque, as atualizações vão implementar novas tecnologias para o CadÚnico a fim de tornar as informações mais seguras, garantindo que tudo o que está sendo informado novo de fato condiz com a realidade daquela família.
Entre as propostas que serão adotadas a partir de 17 de março deste ano, e que devem influenciar na vida das famílias estão:
- Capacitação para os funcionários de assistência social das cidades, principalmente os que atuam no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social);
- Integração do CadÚnico com outras bases de dados do governo, como o SUS (Sistema Único de Saúde);
- Possibilidade de automatizar o preenchimento das informações das famílias. Assim, já a partir da primeira inscrição ao preencher o número de CPF do cidadão todas as outras informações disponíveis nas bases do governo serão preenchidas automaticamente;
- Plataforma de gestão de riscos e monitoramento, com o objetivo de garantir eficiência e evitar fraudes cibernéticas e outros tipos de fraudes;
- Formulário offline que poderá ser preenchido em áreas onde não há conexão com a internet;
- Incoporação de informações, como: nascimento, óbito, casamentos e divórcios.
A grande intenção com tudo isso é tornar mais rápido o processo entre a inscrição do grupo no Cadastro Único, e a entrada em algum tipo de programa social.
“O novo cadastro é uma grande entrega. Ele vai facilitar a vida de quem faz o cadastramento, mas principalmente a vida de quem vai se cadastrar, porque tornará o cadastramento e a atualização de dados sempre mais rápidos e mais ágeis”, afirma a secretária de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único do MDS, Letícia Bartholo.
Famílias precisam atualizar o CadÚnico?
Depende! Apenas a modernização do sistema do CadÚnico não é motivo para atualizar o sistema. Mas, existem no mínimo três situações que exigem o comparecimento do representante da família até o CRAS (Centro de Referência e Assistência Social).
Neste momento, ele vai atualizar no CadÚnico todas as informações que deixaram de ser repassadas e que possam estar causando problemas na sua inscrição.
- Ao completar dois anos sem atualizar: de forma bianual (dois anos) os dados devem ser atualizados ou confirmados. Mesmo que nada tenha mudado, é preciso ir no CRAS para fazer o procedimento de confirmação;
- Por convocação: neste caso, o titular dos benefícios é chamado a comparecer até o CRAS dentro do prazo de 30 dias para que faça a atualização dos dados ou justifique alguma informação;
- De forma voluntária: o próprio titular, sem convocação, pode pedir para atualizar no CadÚnico quando há:
- mudança de endereço;
- mudança de escola das crianças e jovens;
- aumento ou diminuição de renda;
- entrada ou saída de um novo membro da família;
- nascimento ou morte de um novo membro da família.
Para quem for convocado a fazer a atualização, o governo vai entrar em contato via: App Meu CadÚnico, App Caixa Tem, SMS ou extrato bancário.