VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Atenção, trabalhadores, a Carteira de Trabalho Digital tem novas funcionalidades que podem mudar sua vida profissional. O acesso virtual pode ser feito de qualquer parte do país. Veja como emitir sua CTPS em poucos minutos e conheça seus recursos.

Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR
A Carteira de Trabalho Digital foi lançada em 2019 para modernizar o sistema de registro dos empregados. O documento virtual possibilita que os trabalhadores tenham acesso a diversos recursos, inclusive, a lista acaba de ser atualizada. A emissão é gratuita e pode ser feita pela internet.
Nova função na Carteira de Trabalho Digital
O documento já vinha sendo usado para o acesso aos direitos trabalhistas, como o seguro-desemprego. Agora também passa a ser usada para acesso das vagas de emprego disponíveis nas agências do Sistema Nacional de Emprego (Sine).
De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego essa nova função substitui o antigo Sine Fácil. Com esse recurso o processo de contratação acaba sendo mais rápido; para aproveitá-lo siga os passos abaixo:
- Baixe o aplicativo na loja de app do seu celular;
- Após o login é só clicar no ícone de “maleta” localizado na barra inferior ou na aba “emprego”.
Após instalar o app lembre-se de atualizar suas informações pessoais e profissionais, é a partir delas que as vagas de emprego serão sugeridas ao seu perfil. Sempre que uma nova vaga compatível com seu perfil surgir você será notificado e poderá se candidatar pelo próprio aplicativo.
“Além da intermediação de mão de obra, também está disponível na CTPS os serviços de: contratos de trabalho vigente, outros vínculos de trabalho anteriores, apoio financeiro, abono salarial, seguro-desemprego,benefício emergencial, notificações qualificação profissional, canal de denúncias trabalhistas e os extratos do CAGED e do FGTS”, explica o Ministério do Trabalho e Emprego.
Como emitir a Carteira de Trabalho Digital?
O documento pode ser acessado tanto pelo app oficial quanto pelo site. Usando o aplicativo você consegue se manter informado das vagas abertas ao receber as notificações.
Pelo celular
- Fazer o download do app da Carteira de Trabalho Digital (disponível para Android e iOS);
- Clicar em Entrar com conta gov.br;
- Fazer login na conta gov.br informando CPF e senha cadastrada;
- Inserir seus dados solicitados;
- Aguardar a validação das informações;
- Responder ao questionário.
Pelo computador
- Acessar o portal de serviços e informações do Brasil;
- Clicar na opção “Obter Carteira de Trabalho Digital”;
- Em seguida, o usuário será redirecionado ao portal Emprega Brasil;
- Fazer o login com a conta Gov.br;
- Clicar na opção “Carteira de Trabalho Digital”;
- Preencher as informações solicitada.
Após a emissão do documento digital o trabalhador deve guardar o documento impresso, recomenda o Ministério do Trabalho e Emprego.
Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR
Recursos da Carteira de Trabalho Digital
Mais que um documento de registro da vida profissional, a Carteira de Trabalho Digital também possibilita:
- Acesso ao histórico profissional
- Verificação de vínculos empregatícios
- Consultas de remunerações e contribuições previdenciárias
- Consultas de PIS
- Consultas de benefícios sociais
- Recursos de seguro desemprego
- Integração com o eSocial
Laura Alvarenga, especialista do FDR, comenta sobre os possível mudança na escala de trabalho.