Uber implementa mudança: bloqueio de passageiros problemáticos começa a valer; saiba como isso afeta você

SALESóPOLIS, SP — Quantas vezes você terminou uma viagem de Uber insatisfeito e deu uma má avaliação para o motorista? Agora, o condutor do veículo também vai conseguir te avaliar. Entre as funcionalidades liberadas pelo App está, inclusive, o bloqueio de passageiros.

uber
Uber implementa mudança: bloqueio de passageiros problemáticos começa a valer; saiba como isso afeta você (Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

 

Os motoristas de Uber também têm questões com os passageiros que tornam as viagens inviáveis. Pensando nisso, a empresa de viagem por aplicativo criou uma nova função em que o seu colaborador consegue avaliar o cliente e até bloquea-lo. 

De acordo com a Uber, a novidade foi lançada antes do Carnaval para incentivar que os dois lados se respeitem, ou seja, motorista e passageiro. Afinal, tanto o trabalhador como o cliente possuem os mesmos direitos e deveres.

Em nota, a empresa disse que a opção de bloqueio de passageiro foi criada “para incentivar comportamento respeitoso entre motoristas, parceiros e usuários da plataforma”.

Quem pode ser bloqueado de viagem na Uber?

Não serão quaisquer atitudes que trarão como consequência o bloqueio do passageiro nas viagens de Uber. Na verdade, para não ser mais atendido por aquele motorista é necessário ter recebido uma estrela após a avaliação da viagem. 

Neste caso o bloqueio é automático, e o passageiro já não será mais atendido por aquele colaborador em específico. No entanto, quando no final do serviço prestado a avaliação for de duas ou três estrelas o bloqueio é opcional. 

Avaliações com quatro ou cinco estrelas não dão a opção de bloquear o passageiro, pois já sub entende-se que a viagem foi tranquila e atendeu as expectativas do motorista. 

Em resumo, funcionará assim:

  • Avaliações de 1 estrela: O bloqueio de conexão será automático. Um aviso informará ao motorista que, ao dar essa nota, ele não será mais combinado com aquele passageiro em futuras viagens;
  • Avaliações de 2 e 3 estrelas: O motorista terá acesso a um botão que ele poderá ativar para impedir novos pareamentos com o passageiro em questão;
  • Avaliações de 4 e 5 estrelas: Como indicam uma experiência satisfatória ou positiva, não haverá opção de despareamento.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com