Idosos com 60 anos ou mais ganham benefício 100% grátis liberado por Lula

RECIFE (PE) — Viver bem a terceira idade é um sonho de muitos cidadãos brasileiros. Atualmente, um importante benefício criado pelo Governo Federal permite que os idosos com 60 anos ou mais se tornem isentos do pagamento de uma conta

Idosos com 60 anos ou mais ganham benefício 100% grátis liberado por Lula. (Imagem: Jeane de Oliveira/FDR)

A iniciativa disponibiliza uma série de medicamentos, além de itens de higiene de forma gratuita. É o caso da fralda geriátrica, que pode ser obtida de graça por idosos que precisam do item. 

Para conseguir a fralda é preciso que o idoso busque uma farmácia conveniada ao programa da Farmácia Popular. No local, será possível realizar a retirada sem precisar pagar nada por isso.

Entenda como funciona o benefício e quem pode retirar o item 100% de graça:

  • A fralda é distribuída gratuitamente para o cidadão que comprove a necessidade do seu uso;
  • Para tal, será necessário que ele tenha em mãos uma receita médica que indique o uso da fralda;
  • O documento deverá ser apresentado em uma farmácia conveniada ao programa da Farmácia Popular;
  • Também será necessário que o cidadão apresente um documento com foto e o CPF do beneficiário titular da receita;
  • Vale lembrar que a receita pode ter sido emitida tanto pelo SUS quanto por serviços médicos particulares;
  • Em ambos os casos, os itens que fazem parte da Farmácia Popular são liberados de forma gratuita para o cidadão

Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, a iniciativa é importante especialmente para os cidadãos de baixa renda. Isso porque, para esse grupo, a compra de fralda geriátrica pode representar uma grande despesa.

Dessa forma, a recomendação é de que o cidadão que tem direito ao benefício busque um posto de saúde e solicite sua receita para realizar a retirada da fralda de forma gratuita.

Vale lembrar que, além da fralda geriátrica, outros 41 remédios também estão disponíveis de forma gratuita por meio da iniciativa.

 

Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.