Desde segunda-feira (26/02), os trabalhadores com carteira assinada estão relatando um problema no sistema de empréstimos da Caixa Econômica Federal relacionado ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS): o sistema está fora do ar e por isso, eles não conseguem realizar operações como o saque-aniversário.

Imagem: Jeane de Oliveira / FDR
Segundo o portal IG, a falha acontece no API-FGTS, a plataforma utilizada pelas instituições financeiras e operadoras do fundo para a realização das transações vinculadas ao FGTS.
Porém, a resposta da Caixa Econômica não é positiva para os trabalhadores: a previsão é que o serviço retorne apenas na terça-feira de carnaval (03/02).
Jamille Novaes comenta sobre o FGTS, confira.
Sistema do FGTS está fora do ar
-
Sim, desde a segunda-feira (26);
-
O serviço só retornará em 03/03;
-
Com a instabilidade, os trabalhadores que precisam antecipar recursos do FGTS por meio de empréstimos não conseguirão realizar a operação pelo sistema oficial.
Lula libera o saque-aniversário do FGTS bloqueado FDR
Uma boa notícia para os trabalhadores que aderiram ao saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e foram demitidos sem justa causa: será possível sacar os recursos depositados pela empresa antes da dispensa. Segundo a Agência Brasil, o Governo Federal publicará a medida provisória liberando os recursos.
As informações foram confirmadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A medida deverá beneficiar 12,1 milhões de trabalhadores dispensados desde janeiro de 2020 até a data da publicação. Isso garantirá uma injeção de R$12 bilhões na economia.
A modalidade do saque-aniversário permite a retirada de parte do saldo de qualquer conta ativa ou inativa do fundo a cada ano, no mês de aniversário do trabalhador com carteira assinada. Porém, até a publicação da MP, ele não pode sacar o valor em caso de demissão sem justa causa, apenas multa decisória.
Yasmin Souza comenta sobre o saque-aniversário do FGTS, confira!