Saque da aposentadoria para falecidos vinculados ao INSS; veja as regras e novos procedimentos

SALESóPOLIS, SP — Quando o aposentado, pensionista e segurado em geral acaba falecendo antes do pagamento do seu salário previdenciário a família fica com muitas dúvidas. O benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ainda pode ser recebido, mas quem o recebe?. 

inss
Saque da aposentadoria para falecidos vinculados ao INSS; veja as regras e novos procedimentos (Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O INSS estabelece procedimentos, regras e condições bem específicas e rigorosas para que herdeiros e dependentes recebam o salário do segurado que acabou de falecer. A quantia fica retida, quer dizer, bloqueada para que mais tarde seja paga. 

Há o cruzamento de dados entre os cartórios, onde é emitida a certidão de óbito, e a plataforma do INSS. Porém, a orientação é notificar a Previdência Social o quanto antes sobre o falecimento daquele segurado, e a partir os valores serão retidos. 

Quais valores os dependentes podem receber?

O INSS libera para os dependentes a quantia referente a:

Quem tem direito de receber o salário do INSS do falecido?

Existe um público que tem prioridade legal no recebimento do salário do INSS de quem veio a falecer. São eles:

Documentos exigidos para o saque

Os familiares que desejam solicitar os valores não recebidos pelo falecido devem apresentar os seguintes documentos ao INSS:

Como pedir salário do INSS do falecido?

O pedido de salário do INSS de quem já faleceu acontece nos canais online do Instituto. Porém, se o dependente legal já fizer a solicitação da pensão por morte os valores retroativos serão inclusos automaticamente na liberação do benefício. 

Caso ninguém atenda aos requisitos para receber a pensão por morte, mas ainda assim hajam herdeiros legais, eles podem solicitar a liberação do salário. Quando há mais de um herdeiro cada um deve fazer o pedido da sua parte separadamente. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile