SALESóPOLIS, SP — A partir de março começa a funcionar no país o novo CadÚnico (Cadastro Único de Programas do Governo). O objetivo da mudança é tornar o sistema que registra os dados mais efetivos, agilizando o processo entre a entrada na plataforma e o recebimento de benefícios.

(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)
A reforma no Cadastro Único tem como objetivo trazer mais segurança, eficiência e combater às fraudes. Hoje, essa base é responsável por gerir 40 programas do governo federal.
Além disso, as informações repassadas por esse banco de dados também são usadas pelos governos municipais e estaduais. É por isso que tudo o que é informado neste cadastro precisa estar atualizado e ser verdadeiro.
O que muda para os inscritos com o novo CadÚnico?
De acordo com o governo federal, os inscritos no CadÚnico não precisam se desesperar para realizar qualquer atualização ou ação, pois eles continuarão tendo acesso normal aos benefícios.
Ou seja, as mudanças não trazem nenhuma nova responsabilidade para os cidadãos, mas sim uma atualização para o sistema que guarda as informações sobre eles.
Na realidade, as atualizações anunciadas vão implementar novas tecnologias para essa base de dados a fim de tornar as informações mais seguras. Garantindo assim que tudo o que está sendo informado de fato condiz com a realidade daquela família.
Entre as propostas que serão adotadas a partir de março deste ano, e que devem influenciar na vida das famílias estão:
- Capacitação para os funcionários de assistência social das cidades, principalmente os que atuam no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social);
- Integração do CadÚnico com outras bases de dados do governo, como o SUS;
- Possibilidade de automatizar o preenchimento das informações das famílias. Assim, já a partir da primeira inscrição ao preencher o número de CPF do cidadão todas as outras informações disponíveis nas bases do governo serão preenchidas automaticamente;
- Plataforma de gestão de riscos e monitoramento, com o objetivo de garantir eficiência e evitar fraudes cibernéticas e outros tipos de fraudes.
A grande intenção com tudo isso é tornar mais rápido o processo entre a inscrição do grupo no Cadastro Único, e a entrada em algum tipo de programa social.
“O novo cadastro é uma grande entrega. Ele vai facilitar a vida de quem faz o cadastramento, mas principalmente a vida de quem vai se cadastrar, porque tornará o cadastramento e a atualização de dados sempre mais rápidos e mais ágeis”, afirma a secretária de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único do MDS, Letícia Bartholo.
Quando é preciso atualizar no CadÚnico?
Existem três situações que exigem o comparecimento do representante da família até o CRAS (Centro de Referência e Assistência Social).
Neste momento, ele vai atualizar no CadÚnico todas as informações que deixaram de ser repassadas e que possam estar causando problemas na sua inscrição.
- Ao completar dois anos sem atualizar: de forma bianual (dois anos) os dados devem ser atualizados ou confirmados. Mesmo que nada tenha mudado, é preciso ir no CRAS para fazer o procedimento de confirmação;
- Por convocação: neste caso, o titular dos benefícios é chamado a comparecer até o CRAS dentro do prazo de 30 dias para que faça a atualização dos dados ou justifique alguma informação;
- De forma voluntária: o próprio titular, sem convocação, pode pedir para atualizar no CadÚnico quando há:
- mudança de endereço;
- mudança de escola das crianças e jovens;
- aumento ou diminuição de renda;
- entrada ou saída de um novo membro da família;
- nascimento ou morte de um novo membro da família.
Para quem for convocado a fazer a atualização, o governo vai entrar em contato via: App Meu CadÚnico, App Caixa Tem, SMS ou extrato bancário.
O que é necessário atualizar no CadÚnico?
Quando for convocado, o cidadão precisa saber o que ele vai atualizar no CadÚnico. Pode ser que a própria mensagem enviada pelo governo solicitando a presença no CRAS já informe do que se trata. Por exemplo, aumento da renda ou falta das crianças na escola.
O governo vai querer saber do representante da família, pessoa a qual recebe os benefícios sociais em seu nome, informações como:
- Quem está fazendo parte da família (mãe? pai? padrasto ou madrasta? tem filhos? quais as idades?);
- Onde estão morando;
- Qual a renda da família;
- Os gastos mensais que possuem;
- De onde está vindo a renda;
- Se as crianças e jovens estão frequentando a escola;
- Se as gestantes estão fazendo o pré-natal;
- Se a pessoa com deficiência recebedora do BPC (Benefício de Prestação Continuada) passou pela perícia médica recentemente.
Documentos necessários para atualização do CadÚnico
É importante estar munidos dos documentos para atualizar no CadÚnico todas as informações desejadas pelo poder público.
Essa atualização acontece em uma unidade do CRAS, preferencialmente onde foi feita a primeira inscrição, mas não é uma regra caso tenha mudado de endereço.
Para tornar o seu cadastro mais completo leve:
- Documento com foto do titular e de todos os membros;
- Comprovante de endereço;
- Carteira de Trabalho;
- Informe de rendimentos se houver (ex.: holerite, recibo, termo de pensão, extrato bancário);
- Comprovante de frequência escolar emitido na própria escola;
- Carteirinha de vacinação das crianças;
- Carteirinha de pré-natal.
Quando é possível atualizar o CadÚnico online?
A atualização online do CadÚnico 2025, sem fila, com menos burocracia e de forma ágil, acontece apenas quando não existem dados para serem alterados.
Neste caso o que o representante da família vai fazer é confirmar as informações a respeito do grupo. Outra opção é dar início a atualização de forma online mesmo havendo alterações, e agendar o comparecimento no CRAS para dar continuidade ao procedimento.
- Acesse o site do CadÚnico e clique em “Entrar com Gov.br”;
- Faça login com CPF e senha;
- Agora, escolha “Atualizar CadÚnico”;
- Confirme os dados ou informe os dados necessários;
- No caso da confirmação o procedimento termina ali;
- No caso da pré-atualização, o passo seguinte é comparecer até o CRAS para finalizar as atualizações.