Doenças de coluna liberam aposentadoria mais cedo? Descubra a verdade sobre os seus direitos

SALESóPOLIS, SP — Uma das dores mais fortes têm relação direta com a coluna. O cidadão pode ficar travado, sem condições de trabalhar. Embora seja muito comum, principalmente para quem realiza trabalho pesado, nem sempre essa doença vai dar direito de se aposentar mais cedo. 

aposentadoria
Doenças de coluna liberam aposentadoria mais cedo? Descubra a verdade sobre os seus direitos (Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

A aposentadoria por invalidez não exige idade mínima, isso significa que pessoas de qualquer idade podem se afastar do trabalho devido ao seu estado de saúde. 

Uma das razões do afastamento pode ter haver com uma doença de coluna. Porém, para conseguir se aposentar por incapacidade física é necessário que as suas condições o impeçam de fato de dar continuidade no seu trabalho

Quem pode receber a aposentadoria por invalidez no INSS?

Para conseguir se aposentar por invalidez é preciso ter somado dois requisitos importantes: o mínimo de contribuições mensais ao INSSe uma situação de saúde em que não é possível retornar ao trabalho por tempo indeterminado.

Isso significa que a principal regra para ter acesso ao Benefício por Incapacidade Permanente é não ter condições de voltar a trabalhar, e nem mesmo ser readaptado em outro tipo de função dentro da mesma empresa. 

Uma das razões para isso pode ser uma doença de coluna. Porém, apenas a doença em si não dá direito ao afastamento do trabalho, é preciso que a situação incapacite o trabalhador de continuar prestando serviço. 

Critérios para receber a aposentadoria por invalidez

A carência de contribuições é anulada quando a invalidez foi adquirida por uma doença ou acidente de trabalho. Por exemplo, um motorista de ônibus que ficou inválido após acidente enquanto dirigia. 

Valor liberado na aposentadoria por invalidez

O valor mínimo a ser pago é de 1 salário mínimo. 

Como pedir a aposentadoria por invalidez no INSS

A cada dois anos será preciso passar por uma nova avaliação médica a fim de verificar o estado de saúde do trabalhador, e a sua incapacidade continua impedindo-o de trabalhar. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile