RECIFE (PE) — Chegar na terceira idade pode trazer uma série de benefícios para os brasileiros. Para os que tem mais de 60 anos, alguns descontos estão disponíveis. Entre eles, um dos destaques é a possibilidade de pagar significativamente menos na compra de um carro.

A aquisição do veículo pode trazer mais conforto e praticidade para os idosos. Por isso, alguns descontos estão disponíveis para os idosos que atendem a critérios específicos.
A liberação do menor valor está prevista na legislação e deve ser cumprida em todas as concessionárias do Brasil.
Saiba quando é possível o idoso conseguir desconto na compra do carro:
- O abatimento é liberado em casos que o idoso é acometido por uma doença grave que afete sua mobilidade;
- O desconto também está disponível caso o idoso possua algum tipo de deficiência;
- Isso porque a legislação brasileira prevê a liberação da isenção no pagamento de alguns impostos. São eles:
- IPI, ICMS e até mesmo isenção do IPVA, dependendo do estado;
- Sem essa cobrança, o valor efetivamente pago na compra dos veículos é reduzido;
- No caso das doenças limitantes, algumas condições de saúde se enquadram no critério que permitem o desconto. São elas:
- Artrose, derrame, bursite, tendinite, câncer, hepatite C, Parkinson, problemas graves de coluna, artrite reumatóide e hérnia de disco.
Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, para obter o desconto é preciso que o idoso compareça até uma concessionária. No local, ele deverá apresentar os documentos que comprovam a sua condição.
Em seguida, o valor final do desconto será calculado. Esse total varia de acordo com o carro e com os benefícios disponíveis na cidade onde a compra está sendo realizada. No entanto, a tendência é de que o valor seja reduzido de forma significativa.
Além desse desconto, o idoso também pode contar com outros grandes benefícios na hora de pagar as contas.