41 remédios grátis para idosos com +60 anos; veja a lista completa

RECIFE (PE) — Não precisar arcar com os custos de remédios de forma mensal é um desejo de milhões de idosos. Para esse grupo, uma importante iniciativa permite a liberação de 41 medicamentos de forma gratuita.

41 remédios grátis para idosos com +60 anos; veja a lista completa. (Imagem: Jeane de Oliveira/FDR)

O benefício está disponível por meio do programa da Farmácia Popular que recentemente teve sua atuação ampliada. Com a medida tomada pelo Governo Federal, todos os medicamentos que fazem parte da iniciativa serão liberados de graça.

Antes da alteração, os cidadãos precisavam realizar o pagamento parcial de alguns remédios. Porém, agora esse custo foi totalmente zerado para os brasileiros

A medida beneficia especialmente cidadãos que possuem baixa renda ou precisam realizar o uso frequente de medicamentos.

“Estamos acrescentando na gratuidade as fraldas geriátricas, ou seja, estamos falando também de envelhecimento da população. Eu sei a real importância dessa ação. Tivemos mais de 24 milhões de pessoas beneficiadas em 2024 e vamos aumentar ainda mais esse alcance principalmente nas áreas mais remotas desse país”, declarou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Confira a lista completa de medicamentos disponíveis de graça para os idosos:

Asma

Diabetes

Hipertensão

Anticoncepção

Osteoporose

Doença de Parkinson

Glaucoma

Rinite

Diabetes Mellitus + doença cardiovascular

Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, para conseguir os remédios de graça é preciso que o cidadão tenha em mãos uma receita médica indicando o uso do medicamento.

Esse documento deverá ser apresentado em uma das farmácias que possuem convênio com o programa da Farmácia Popular. Também será necessário que o cidadão apresente o CPF e um documento oficial com foto para que receba o medicamento.

 

YouTube video player
Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.
Sair da versão mobile