As altas temperaturas podem ser um grande problema para os aparelhos eletrônicos, reduzindo sua vida útil e até mesmo causando falhas inesperadas. Com o calor intenso, dispositivos como celulares, notebooks, televisores e videogames podem superaquecer, prejudicando seu funcionamento e aumentando o risco de danos permanentes.

eletrônicos do calorão. (Imagem: Tânia Rego/Agência Brasil)
Para evitar problemas, é fundamental adotar cuidados específicos com os aparelhos eletrônicos durante os dias mais quentes. Manter os dispositivos longe da luz solar direta, garantir uma boa ventilação e evitar o uso prolongado sem pausas são medidas essenciais para evitar superaquecimento.
Além disso, carregar o celular em locais arejados e evitar usá-lo enquanto carrega são práticas recomendadas para evitar aumento excessivo da temperatura.
Limpeza dos aparelhos eletrônicos
Outro ponto importante é a limpeza dos aparelhos eletrônicos. Poeira acumulada em saídas de ar de notebooks e consoles, por exemplo, pode dificultar a dissipação do calor, tornando os equipamentos mais vulneráveis. Usar suportes que elevam os dispositivos e permitem melhor circulação de ar também pode ser uma boa alternativa para evitar superaquecimento.
Além disso, evitar o uso de capas muito grossas em celulares e tablets durante dias de calor extremo pode ajudar a manter a temperatura mais estável. Aplicativos de monitoramento de temperatura também são aliados para quem quer acompanhar o funcionamento dos aparelhos eletrônicos e identificar possíveis problemas antes que eles se tornem mais graves.
A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, explica como aproveitar o calor do final de semana viajando de graça.
O que fazer se o dispositivo superaquecer?
Se um dispositivo aquecer demais, o ideal é desligá-lo e deixá-lo em um ambiente ventilado até que a temperatura normalize. Com esses cuidados, é possível preservar o desempenho e prolongar a vida útil dos aparelhos eletrônicos, mesmo durante os períodos mais quentes do ano.