SALESóPOLIS, SP — Já pensou em trabalhar em uma das maiores empresas do Brasil? A Petrobras aderiu ao programa do governo federal chamado de Acredita no Primeiro Passo, e agora deve fortalecer as ações públicas para capacitação das pessoas inscritas no Cadastro Único.

(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)
Um dos eixos disponíveis no Acredita no Primeiro Passo é preparar as pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) para o mercado de trabalho. São todos brasileiros que vivem em condição de baixa renda, e que muitas vezes não têm recursos para investir em educação.
O Protocolo de Intenções que firmou a parceria do governo com a Petrobras foi assinado, na quinta-feira (20), no Rio de Janeiro, pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias e a presidente da Petrobras, Magda Chambriard.
“Celebramos um trabalho que a Petrobras já faz, agora direcionado, abrindo oportunidade na área social, garantindo que isso possa, em várias profissões que são demandadas dentro de todas as cadeias que trabalham a Petrobras, abrir oportunidades para o emprego e quem sabe para o empreendedorismo”, afirmou Wellington Dias.
Como inscritos no CadÚnico poderão trabalhar na Petrobras?
Na verdade, quem é inscrito no CadÚnico tem a oportunidade de trabalhar na Petrobras inscrevendo seu currículo na plataforma, ou participando de um concurso público. Porém, quanto mais conhecimento maiores as chances de ser contratado.
Agora, com a parceria firmada com o governo a empresa deve:
- Criar programas para oferecer capacitação profissional às pessoas que vivem de baixa renda, ou seja, que estão inscritas no CadÚnico.
Por meio dessa capacitação as pessoas conseguirão melhorar o seu currículo e até mesmo conseguir uma vaga de emprego disponível na Petrobras.
“(…) o que nós estamos fazendo, é abrir essa demanda ao pessoal do Cadastro Único, para que eles possam ser treinados e capacitados para atendimento das necessidades da Petrobras. É um orgulho muito grande poder participar desse programa e contribuir para um Brasil mais inclusivo e mais justo”, disse a presidente da Petrobras.
Programa Acredita no Primeiro Passo
O Programa Acredita no Primeiro Passo foi criado em outubro do ano passado, e tem como objetivo promover a autonomia socioeconômica das pessoas inscritas no Cadastro Único, por meio de parcerias entre o Governo Federal, estados, prefeituras e a sociedade civil.
Para isso criou vários tipos de incentivos, como:
- Capacitação;
- Oferecimento de crédito para abertura de empresas;
- Negociação de dívidas das empresas existentes.