Azeites proibidos: confira quais marcas tiveram lotes vetados

O Ministério da Agricultura intensificou a fiscalização sobre a qualidade dos azeites comercializados no Brasil e, desde o início de 2024, 29 marcas tiveram lotes de azeites proibidos ou foram totalmente vetadas para consumo. A ação mais recente ocorreu na última sexta-feira (21/02), com a inclusão de duas novas marcas na lista de produtos irregulares.

Azeites proibidos: confira quais marcas
tiveram lotes vetados. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Segundo matéria do G1, a principal causa dos azeites proibidos é a identificação de outros óleos vegetais misturados ao azeite de oliva, o que configura fraude e descumpre os padrões de qualidade estabelecidos pelo ministério. Entre novembro e dezembro de 2024, a fiscalização resultou na apreensão de mais de 30 mil litros de azeite impróprio para consumo.

Azeites proibidos

A medida tem o objetivo de proteger a saúde dos consumidores, já que a adulteração dos azeites pode representar riscos. Em uma operação realizada em março de 2024, o ministério identificou produtos fabricados e comercializados em locais clandestinos, com condições de higiene precárias.

Além disso, algumas empresas envolvidas nas fraudes possuem CNPJs suspensos ou baixados pela Receita Federal, o que reforça as suspeitas de irregularidades.

O Ministério da Agricultura divulgou três listas de marcas de azeite impróprios ou falsificados ao longo de 2024. Para algumas, foi determinado o recolhimento de lotes específicos, enquanto outras tiveram todos os seus lotes retirados do mercado.

Em setembro do mesmo ano, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também proibiu a venda de duas marcas, Serrano e Cordilheira, por terem sido importadas e distribuídas por empresas sem CNPJ. Ambas as marcas também constam nas listas do Ministério da Agricultura.

A especialista Danielle Santana, colaboradora do FDR,  traz lista de produtos proibidos pela Anvisa.

Lista dos azeites proibidos

YouTube video player
Yasmin SouzaYasmin Souza
Jornalista com experiência em redação, gestão de redes sociais e SEO.
Sair da versão mobile