Anvisa emite alerta – 7 marcas de café são proibidas por contaminação

SãO PAULO (SP) — Item consumido diariamente por milhões de brasileiros, o café é a bebida queridinha do Brasil. No entanto, um alerta emitido pela Anvisa trouxe apreensão para os consumidores brasileiros.

Anvisa emite alerta – 7 marcas de café são proibidas por contaminação. (Imagem: Freepik)

De acordo com a Agência, sete marcas de café tiveram a comercialização proibida recentemente. A restrição aconteceu depois que os cafés da marca passaram por uma análise da Anvisa.

Durante a etapa, foi constatado que os cafés estavam contaminados com substâncias proibidas. Por isso, a comercialização das marcas de café precisou ser suspensa pela Anvisa.

A medida foi tomada buscando proteger a saúde dos brasileiros que consomem as marcas de café.

Confira a lista dos cafés que tiveram a venda suspensa pela Anvisa:

  • A nova suspensão aconteceu por conta da detecção de substâncias não regulamentadas, como o mulungu e os terpenos;
  • Apesar de serem compostos naturais, os produtos não têm o uso em alimentos recomendado;
  • Por isso, a Anvisa decidiu pela suspensão da venda dos produtos;
  • Além disso, segundo o portal de notícias ND+, também foi suspensa a fabricação, distribuição e propaganda dos seguintes produtos:
  • Café Berry White Decaf em grãos;
  • Orange California em grãos;
  • Lime Kush em grãos;
  • Berry Night Decaf moído;
  • Sunset Califórnia moído;
  • Orange California moído;
  • Morning Kush moído;
  • Segundo a Anvisa, o monitoramento de produtos continuará sendo realizado;
  • Além disso, a Agência também recomenda que os consumidores se mantenham atentos às informações dos rótulos.

De acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, o cuidado é essencial. Isso porque alguns alimentos que estão disponíveis no mercado parecem, mas não são

Na prática isso significa que os produtos podem aparentar ter uma composição mas, quando o rótulo é visto de forma detalhada, é possível constatar uma diferença no produto.

Assim, existe a necessidade de que o consumidor permaneça atento para garantir que está levando para casa aquilo que realmente pensou estar comprando.

 

Daniele GomesDaniele Gomes
Formada em jornalismo, com experiência como repórter de economia e política, além de assessoria de imprensa e gestão de redes sociais.