Regras do BPC 2025: veja o que mudou e como ficam os pagamentos neste ano

SALESóPOLIS, SP — Os idosos de baixa renda, ou pessoas com deficiência que vivem em situação de vulnerabilidade social já podem fazer o pedido pelo BPC (Benefício de Prestação Continuada). A liberação do salário é do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

inss
Regras do BPC 2025: veja o que mudou e como ficam os pagamentos neste ano
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Neste ano são duas mudanças importantes para o BPC: o valor que está sendo repassado pelo INSS, e os critérios de renda para ter acesso ao benefício. 

O motivo é o mesmo, o salário mínimo do país subiu em janeiro e por conta disso influenciou tanto no valor que o INSS paga pelo benefício previdenciário, como no limite de renda aceitável para ser um aprovado. 

Como receber 1 salário mínimo pelo BPC em 2025?

Embora o INSS não exija contribuição, para receber 1 salário mínimo pelo BPC o cidadão precisa atender critérios que demonstrem sua situação de vulnerabilidade social, como:

O pedido é analisado pelo INSS que deve liberar ou não a quantia ao titular. O objetivo é garantir mais dignidade para esse público, permitindo que eles tenham acesso a um salário fixo todo mês. 

Qual será o valor do BPC em 2025?

O reajuste no valor do BPC começou em janeiro, assim que o presidente da República sancionou a lei que deu origem ao novo salário mínimo os benefícios do INSS já mudaram de valor. 

O piso salaria federal para 2025 serve como referência para o valor do BPC e desde o início do ano tem liberado:

A quantia também está acima do que havia sido projetado inicialmente em abril, quando a expectativa era de que o salário mínimo e o valor do BPC de 2025 ficassem em R$ 1.502. 

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile