NOVA fiscalização eletrônica vem gerando MULTAS para os motoristas brasileiros; entenda o que mudou

NOVA fiscalização eletrônica, que ainda está em fase de experimento já multou 7,7 mil veículos e deixa motoristas brasileiros em alerta.

Com o nome de HS Wim (High Speed Weigh-In-Motion), o sistema substitui os atuais postos de pesagem veicular (PPVs), que usam balanças lentas.

A princípio, apenas o trecho da Concessionaria Ecovias do Cerrado, BRs 364 e 365, que ligam Uberlândia (MG) à Jataí (GO), contam com o sistema.

Abaixo, você entende melhor o que muda com este sistema e como ele pode revolucionar as pesagens e aplicações de multas nas rodovias brasileiras.

Imagem de alguns carros na CCR Via Lagos lustrando a NOVA fiscalização eletrônica
Imagem: Reprodução/Arquivo CCR – Edição/FDR

O que a fiscalização eletrônica pega?

nova fiscalização eletrônica pega o peso dos veículos que precisam passar pela pesagem.

Assim, desde que entrou em vigor, no dia 02 de dezembro, 7,7 mil veículos já receberam multa no seguinte trecho:

Pontos em que há o sistema da NOVA fiscalização eletrônica
Imagem: Reprodução/ANTT

🔎 E o que muda com a nova fiscalização eletrônica? 

Basicamente, o veículo é pesado sem a necessidade de passar por um posto de pesagem veicular, e até de reduzir a velocidade.

O sistema, portanto, seria capaz de trazer mais agilidade na pesagem. Conforme o 5° Relatório Trimestral Ecovias, “O sistema mostrou eficiência no tempo de pesagem, sendo até 87% mais rápido do que os métodos
tradicionais”.

Isso significa viagens mais rápidas, e o incentivo maior à segurança e respeito aos limites.

Como o novo sistema de fiscalização influencia na segurança?

Com o sistema atual, o motorista não tem a obrigatoriedade de parar. Aliás, Bruno Araújo Silva, gerente de Operações da Eco050 e da Ecovias do Cerrado, explica isso melhor:

“Hoje, na rodovia, quem carrega cargas só pesa se ele quiser ser pesado. E, geralmente, quem pesa é quem não está com excesso de peso. Quem está infringindo a lei, carregando excesso de peso, opta por não ser pesado e pode ir embora normal que ninguém vai pegar ele”.

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Caso o HS Wim demonstre resultado positivo durante o período de experimentação, ele vai substituir o sistema atual de pesagem.

Desse modo, os motoristas deixam de ter a opção de “não passar pela pesagem”, já que o HS Wim fica instalado na própria rodovia.

Com este sistema, a expectativa é de que os motoristas naturalmente vão respeitar os limites de trânsito. Afinal, há a aplicação de multa, hoje no valor de R$ 130,16, para veículos com carga acima do peso permitido.

Ao conduzir os veículos com a carga dentro do limite também impacta a segurança. Como destaca Bruno, “[o] veículo que foi projetado para frear na rodovia com 70 toneladas, carregando 100 toneladas não vai frear”.

Como destacamos, a NOVA fiscalização eletrônica está em fase experimental, mas pode entrar em vigor nos próximos meses e mudar o sistema de pesagem nas estradas brasileiras.

 

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Moysés BatistaMoysés Batista
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Além de ter entregue mais de 10 mil artigos em SEO nos últimos anos, tem se especializado na produção de conteúdo sobre benefícios sociais, crédito e notícias nacionais.
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