Consumidor PROTEGIDO! Governo anuncia duas plataformas para garantir a segurança da população

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Duas plataformas gratuitas trazem mais tranquilidade para os brasileiros ao deixar o consumidor protegido. O acesso é simples, pela internet e garante a resolução de conflitos com empresas e fornecedores. Conheça as duas plataformas.

Consumidor PROTEGIDO! Governo anuncia duas plataformas para garantir a
segurança da população
Imagem: FDR

Não é raro encontrar consumidores reclamando de problemas em produtos e serviços. No entanto, muita gente não sabe, mas o governo possui duas ferramentas que deixam o consumidor protegido, garantindo o acesso aos seus direitos.

O acesso é gratuito e você nem precisa sair de casa para isso, basta alguns cliques e pronto, o problema começa a ser resolvido.

No vídeo abaixo o jornalista do FDR, Ariel França, apresenta sobre os melhores cartões de crédito para você solicitar agora mesmo:

Plataformas gratuitas deixam o consumidor protegido

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) criou duas plataformas que vão proteger os consumidores brasileiros. Ambas desempenham um papel importante na garantia do acesso aos direitos dos consumidores.

Enquanto a primeira possibilita a resolução de conflitos entre clientes e empresas; a segunda auxilia no contato com órgãos de defesa do consumidor, explicou o  Ministério da Justiça e Segurança.

Site Consumidor.gov.br

O Consumidor.gov.br  é um serviço gratuito oferecido pelo governo federal com a finalidade de possibilitar a comunicação direta entre consumidores e empresas para a solução de problemas de consumo.

Através do acesso ao site oficial o consumidor pode entrar em contato diretamente com as empresas cadastradas, tudo em um ambiente seguro e gerido pelo governo federal.

Ah, e o melhor, empresas bastante conhecidas fazem parte dessa inciativa, entre elas:

São mais de 1,5 mil empresas cadastradas de diversos segmentos, com índice de resolução de conflitos é de cerca de 80%.

Consumidor PROTEGIDO! Governo anuncia duas plataformas para garantir a
segurança da população
Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR

ProConsumidor

 Por outro lado, o ProConsumidor é uma ponte entre os consumidores e os órgãos de defesa. Desta forma a ferramenta deve ser usada por quem precisa de assistência de algum órgão, como os Institutos de Defesa do Consumidor (Procons).

Este canal é voltado às situações em que o contato direto com a empresa não resolve a sua demanda, portanto, sendo necessária intervenção de autoridades.

O sistema possibilita a resolução de questões nas empresas não cadastradas no Consumidor.gov.br. Acessando o sistema você envia a reclamação, que será encaminhada para análise e atuação de órgãos públicos.

Além disso tudo, o consumidor também tem acesso a serviços jurídicos e administrativos nos processos.

Direitos do Consumidor

Consumidores têm seus direitos garantidos pela Lei nº 8.078, de 1990, e pelo Código de Defesa do Consumidor, sendo os principais:

Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, explica se o desconto no pagamento à vista é uma prática abusiva ou não, descubra agora.

YouTube video player
Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile