Um dos alimentos mais consumidos entre os brasileiros, o ovo deverá passar a ter novas regras de comercialização no Brasil. A mudança deverá ser iniciada em março deste ano e irá impactar diretamente na venda de ovos no país.

A atualização acontecerá com relação ao formato de identificação dos ovos. Para garantir que os consumidores tenham acesso às datas de validade, uma atualização será realizada.
A partir de março, os ovos vendidos no país quem não tenham rótulo deverão ter um carimbo de validade na casca. Para garantir o cumprimento da regra, uma portaria com os detalhes da determinação foi publicada pelo Ministério da Agricultura, de acordo com o portal de notícias do G1.
Neste vídeo o colaborador do FDR, Ariel França, traz mais informações sobre como garantir benefícios nas compras. Confira:
Saiba os detalhes das novas regras para a venda de ovos em 2025:
- A nova determinação de carimbo com a data de validade será válida para todos os ovos vendidos a granel ou em bandeja no Brasil;
- Não serão incluídos nas regras os ovos vendidos em estojos ou bandejas plastificadas que tenham o rótulo completo;
- O carimbo será necessário apenas quando os ovos são vendidos sem plástico ou rótulo;
- Além do carimbo, será preciso que a tinta usada para a marcação seja específica para alimentos e atóxica;
- Também será preciso que o material não represente um risco de contaminação para os consumidores;
- Não será exigido apenas o carimbo nos ovos, como também a identificação completa do produto.
Segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, a medida deverá trazer uma maior segurança para os consumidores que poderão saber exatamente o prazo de uso dos ovos.
Além disso, o carimbo também poderá auxiliar na consulta de outras informações como o lote e a empresa responsável pela produção do ovo.
Dessa forma, também será possível realizar um acompanhamento preciso da produção.