Recado em 14/02 para todos os motoristas: 2ª parcela do IPVA e cota única sem desconto começam a vencer neste estado

RECIFE (PE) — Obrigatório para os motoristas brasileiros, o IPVA deve ser pago anualmente. Neste ano, as cobranças já começaram a ser realizadas. Por isso é essencial que os contribuintes permaneçam atentos aos prazos de pagamento que já começaram a vencer.

Recado em 14/02 para todos os motoristas: 2ª parcela do IPVA e cota única sem desconto começam a vencer neste estado. (Imagem: Jeane de Oliveira/FDR)

Em alguns estados a cobrança já chega a segunda parcela. Por isso, os contribuintes devem checar as datas dos talões de pagamento do IPVA para saber a data exata para o pagamento limite.

Neste vídeo o colaborador do FDR, Ariel França, traz mais informações sobre um importante alerta para os motoristas. Confira:

No estado de São Paulo, a segunda parcela já começou a vencer. No estado, o calendário de pagamentos é definido com base na placa do veículo que está sendo cobrado. Por isso, o cidadão deve ficar atento já que os prazos são diferentes a depender da placa.

Saiba como realizar o pagamento do IPVA e evitar débitos:

  • A quitação do IPVA deve ser realizada usando o carnê de cobrança;
  • É possível fazer o pagamento por meio do Internet Banking, usando o código de barras;
  • No estado, a quitação também pode ser realizada por meio do código PIX;
  • No meio de pagamento instantâneo é preciso que o pagamento seja realizado para a chave PIX do CNPJ 46.377.222/0003-90; 
  • O pagamento deverá estar em nome da “Secretaria da Fazenda e Planejamento”, na conta do Banco do Brasil;
  • Além dessas opções, o motorista que desejar também poderá usar o cartão de crédito para o pagamento do imposto; 
  • Nesse caso será preciso se dirigir até uma casa lotérica para viabilizar a transação financeira.

Segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, o motorista que optou pelo parcelamento do imposto deve ficar atento aos prazos de pagamento. Isso porque um atraso na data poderá gerar a cobrança de juros e taxas.

Dessa forma, ao realizar o planejamento financeiro adequado, o cidadão irá se livrar de um gasto extra não previsto no orçamento familiar.

 

Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.