O Governo Federal anunciou nesta quarta-feira (12/02) o resultado de sete meses de operação do Desenrola Pequenos Negócios. O número foi surpreendente: R$7,5 bilhões em dívidas de mais de 120 mil microempreendedores individuais (MEIs), Micro e pequenas empresas.
![](https://fdr.com.br/wp-content/uploads/2024/03/4_dinheiro-mei-microempreendedor-individual-calendario-pagamento-pis-pasep-das-deposito-fdr-direitos-renda-beneficios.jpg)
Imagem: FDR
O Desenrola Pequenos Negócios começou em maio, com até 95% de descontos nos débitos bancários, facilitando a recuperação do acesso ao crédito para empresas de menor parte, e foi encerrado em 31 de dezembro.
Segundo a Agência Brasil, os programas de crédito para pequenos negócios em 2024 injetaram R$39 bilhões em 600 mil empresas. O resultado é atribuído à versão especial do programa voltado para os MEIs e microempresas.
Inclusive, os microempreendedores precisam ficar de olho: o valor da contribuição aumentou. O colaborador Ariel França explica o motivo e quais são os valores abaixo:
Entenda as oportunidades para MEIs
O Desenrola Pequenos Negócios faz parte do Programa Acredita. O Programa é voltado para incentivar, criar empregos e melhorar o desenvolvimento econômico a partir da oferta de um empréstimo sem burocracia pelo próprio governo para as famílias de baixa renda do país.
O objetivo do programa é ampliar o acesso ao crédito para diversos segmentos da população brasileira, principalmente as famílias de baixa renda e os pequenos empreendedores, como os Microempreendedores Individuais (MEIs), micro e pequenas empresas
Além do incentivo financeiro, o programa apoia ações que incentivam a qualificação profissional e a inserção dos cidadãos no mundo do trabalho através de empregos e do empreendedorismo.
O Acredita inclui o Procred 360, que oferece linhas de crédito exclusivas com juros até 50% mais baratos. O prazo de adesão ao Procred também acabou em 31 de dezembro.
MEI é autorizado a ser contratado em órgãos públicos e governo lança novidade para FACILITAR o processo
Os Microempreendedores Individuais (MEIs) foram surpreendidos com um anúncio do Governo Federal na última terça-feira (11/02): o lançamento de uma plataforma gratuita para intermediar a contratação dos serviços oferecidos pelo microempresário por órgãos públicos. Entenda como funcionará.
O objetivo é facilitar esse processo, tanto para os órgãos públicos quanto para o MEI, para serviços como reparos, pinturas e outras necessidades mais emergenciais, segundo a Folha de S.Paulo.
A plataforma, chamada “Contrata+ Brasil”, foi lançada pelos Ministros Padrinha, Esther Dweck e Márcio França.