Celular SEGURO neste carnaval; aprenda a se cadastrar na plataforma de rastreamento do governo

Segundo o governo federal, recentemente o Programa Celular Seguro atingiu a marca de 107.931 alertas de bloqueios emitidos. Desses, 49.669 foram por roubo e 34.916 por furto. O sistema foi desenvolvido e lançado em 2023. 

celular seguro
Celular SEGURO neste carnaval; aprenda a se cadastrar na plataforma de rastreamento do governo (Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Hoje, muitas pessoas usam o celular para instalar aplicativos bancários, fazer movimentações financeiras, e outros. Quando o bandido acessa aquele telefone pode conseguir hackear o seu sistema e acessar a conta, os contatos, as fotos e outros.

Pensando nisso, em 2023 o governo lançou o Celular Seguro, um tipo de sistema que permite bloquear o aparelho caso ele seja roubado e impedir que seja acessado ou vendido. Além disso, ajuda a notificar a operadora o mais rápido possível para bloquear a linha. 

Saiba como se proteger financeiramente no vídeo a seguir.

Para que serve o Celular Seguro?

São dois principais objetivos do sistema Celular Seguro, o de prevenção e depois de proteção. Quando o aparelho celular é roubado o bandido não leva apenas um objeto pessoal, mas tem em mãos várias informações sobre a vida do cidadão que foi roubado.

O que incluí: dados bancários, fotos íntimas, troca de mensagens, contato de amigos e familiares, e senhas. Diante disso, é muito importante bloquear o máximo de acessos possível para que os bandidos não consigam aplicar mais golpes.

Como funciona o Celular Seguro depois do roubo?

Quem teve o seu celular roubado (com violência) ou furtado (quando não há violência), pode usar do sistema Celular Seguro para se proteger. Mas afinal de contas, como ele vai agir?.

Na prática, de uma única vez você consegue avisar diferentes órgãos e instituições de que o seu aparelho não está mais sobre sua responsabilidade.

Como fazer o cadastro do Celular Seguro

Os usuários que tiverem seu aparelho roubado têm duas opções de registrarem a queixa no Celular Seguro. Eles podem usar o site ou o aplicativo, sendo que nos dois casos é necessário fazer login via conta do Gov.br (CPF e senha).

Cadastrar um celular

O primeiro passo é cadastrar o seu celular no sistema para que a denúncia seja feita caso haja o furto.

Cadastro de pessoa de confiança

Essa pessoa pode registrar a denúncia sobre o roubo do seu celular em seu lugar. Deve ser um indivíduo da sua confiança e que tenha conta no Gov.

Registrar o roubo

Por fim, para registrar roubo, furto ou perda, basta:

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile