Oficialmente o Carnaval de 2025 acontece entre os dias 1 a 4 de março, de sábado a terça-feira. Porém, em muitas cidades já existem eventos denominados de “pré-carnaval” e que movimentam as ruas. Durante a folia os bandidos estão agindo, por isso é preciso se proteger.
![dinheiro](https://fdr.com.br/wp-content/uploads/2024/11/notas-de-dinheiro-pagamento.jpg)
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)
O Carnaval é um evento tradicional no Brasil que movimenta a economia, principalmente nos setores do comércio, turismo, bares, restaurantes e eventos. E nesse ano não deve ser diferente, com milhões de brasileiros procurando por uma festa para se divertir e outros para fazer uma renda extra.
Porém, além da purpurinha, os foliões devem pensar em se proteger porque em locais com grande foco de pessoas chama atenção de bandidos. Hoje, se seu celular for roubado seu cartão e sua conta pessoa também correm risco.
Saiba mais sobre como proteger seu cartão no vídeo a seguir.
5 dicas para proteger seu celular em caso de roubo
A Wise reuniu algumas dicas para ajudar quem quer curtir o Carnaval sem preocupações caso tenha o celular roubado. Confira:
-
Reforce a segurança do cartão pelo aplicativo
Altere os limites do cartão e das transações diárias. Em algumas instituições, como na Wise, é possível fazer isso diretamente no aplicativo, de forma rápida e sem complicação.
Verifique também se é possível ativar a exigência de senha para cada acesso ao app, além de habilitar e desabilitar o cartão pelo celular conforme sua necessidade.
Sempre que puder, ative a verificação em duas etapas, que pode ser feita por código via SMS, chamada de voz ou notificação no próprio aplicativo.
-
Seja rápido em caso de imprevistos
O usuário que perder ou tiver o celular roubado deve entrar em contato com a instituição financeira imediatamente. Assim, a empresa consegue agilizar o bloqueio de transações indevidas.
Essa dica vale também para o bloqueio do chip do aparelho, por meio de contato com a operadora telefônica. Tenha sempre o número do IMEI à mão.
Além disso, é importante efetuar cadastrar no aplicativo Celular Seguro, do Governo Federal. Ele permite o bloqueio completo de celulares roubados ou furtados para evitar que criminosos tenham acesso aos dados da vítima. Se antecipe e tenha certeza de ter senha cadastrada para acessar o site.
-
Não fique logado no email
É importante ter controle dos aparelhos celulares que podem acessar sua conta de email. Como ele é usado para recuperação de senhas, se o criminoso tiver fácil acesso ao seu email poderá acessar aplicativos financeiros com mais facilidade. Portanto, deixe o celular deslogado do email enquanto estiver na rua.
-
Registre o cartão nas carteiras digitais
Segundo estudo da consultoria PYMNTS, mais de 80% dos brasileiros utilizam carteiras digitais como meio de pagamento. Usar esse recurso é uma boa pedida para manter seus cartões seguros.
As carteiras digitais utilizam a criptografia para garantir a segurança das informações. Em alguns casos, o usuário também pode cadastrar a biometria, evitando o acesso de pessoas não autorizadas e também facilitando os pagamentos no meio do bloquinho.
-
Invista em doleiras e redobre a atenção
Usar celular e cartão sempre em doleiras por debaixo da roupa e evitar ficar com o aparelho desbloqueado em meio a multidões são boas medidas de segurança.
Outra dica importante é não utilizar wi-fi aberto – apenas a própria rede do celular, dificultando o vazamento de dados pessoais – , além de também evitar USB público para carregar o celular, já que não dá pra ter certeza se há algum dispositivo conectado do outro lado com a intenção de roubar seus dados.
Também mantenha o cartão protegido com um porta-cartão com bloqueador de NFC para evitar golpes por aproximação.