Emissão da NOVA carteira de identidade (RG) pode te dar dores de cabeça; evite seguindo estes passos

Vinte milhões de pessoas já fizeram a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional, segundo o Ministério da Gestão e Inovação. O documento põe um fim no antigo RG, trazendo mais informações do cidadão em um só lugar e elementos de segurança.

Emissão da NOVA carteira de identidade (RG) pode te dar dores de cabeça;
evite seguindo estes passos
(Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Os Departamentos de Identificação dos cidadãos de todo o país já começaram a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional. Até o momento 20 milhões de pessoas á fizeram a emissão do documento, que inaugura um novo momento de identificação dos cidadãos.

A CIN deve contribuir com a redução das fraudes graças aos seus elementos de segurança, além de melhorar o cadastro da população.

No vídeo abaixo, também disponível no canal do FDR no YouTube, você confere mais informações:

Emissão da nova Carteira de Identidade sem dor de cabeça

Até então a emissão não é obrigatória, no entanto, em 2032 todos os brasileiros terão que trocar o antigo RG pelo novo documento.

Para evitar dor de cabeça você deve trocá-lo antes do prazo, o que vai também te fazer evitar as filas.

Os cidadãos devem procurar o órgão responsável pela identificação dos brasileiros na sua região.

A primeira via da CIN é gratuita em todo o país, informa o Ministério da gestão e Inovação, MGI.

Vantagens da CIN

  • O novo documento adota o número do CPF como identificador do cidadão.
  • Além disso, conta com uma versão digital mais completa onde você pode ver todos os números de documentos adicionais inseridos.
  • Essa versão digital tem QR Code para a validação do documento, que garante a segurança do cidadão e deve reduzir as fraudes e o roubo de identidade.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta quais os documentos necessários para a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional.

YouTube video player
Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile