Pode usar o Auxílio-gás para comprar outro produto? Descubra as regras!

Pelo menos 5 milhões de famílias são beneficiadas bimetralmente com o pagamento do Auxílio-gás. A quantia caí na conta do Caixa Tem, e tem como finalidade a compra do botijão de gás de uso domiciliar. Mas, e se surgir uma outra emergência o dinheiro pode ser usado?. 

auxílio-gás
Pode usar o auxílio-gas para comprar outro produto? Descubra as regras!
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Criado em 2020, o auxílio-gás é pago a cada dois meses. O governo usa como premissa um prazo de duração bimestral do botijão de gás de 13 kg.

O orçamento liberado para o programa ainda é pequeno, por isso, embora muitas pessoas inscritas no Cadastro Único atendam aos requisitos, aproximadamente 5,6 milhões têm acesso ao valor.

Saiba mais no vídeo a seguir, também disponível no YouTube do FDR Notícias. 

 

Auxílio-gás pode ser usado para comprar outro produto?

Não existe nenhuma regra dentro do programa Auxílio-gás, e divulgada pela Caixa Econômica, que limite o uso do dinheiro. Na prática, a quantia deve ser usada para compra do botijão de gás a cada dois meses garantindo que a família tenha como preparar os alimentos. 

Porém, como a quantia caí na conta do Caixa Tem o governo não consegue fiscalizar onde esse valor está sendo usado. O depósito é feito na conta pessoal do titular, e cabe a ele ter a responsabilidade de fazer bom uso da quantia. 

É por isso que no ano passado o governo federal anunciou que estava preparando mudanças para o Auxílio-gás neste ano. Entre elas, a mudança de nome para Gás para Todos e a liberaçã de um voucher específico para compra de botijão nas distribuidoras. 

Isso significa que ao invés de depositar a quantia na conta do cidadão, o governo daria um vale para troca por um gás de cozinha nas redes autorizadas. As mudanças, porém, não avançaram e o governo colocou outros assuntos como prioridade na pauta social. 

Pagamento do Auxílio-gás em fevereiro de 2025

O primeiro pagamento do Auxílio-gás de 2025 começa a partir do dia 17. Os valores são repassados com base no último dígito do NIS (Número de Inscrição Social) do titular.

Cerca de cinco dias antes do início do calendário é possível consultar seus dados para verificar se vai receber o auxílio, basta fazer isso pelo App Caixa Tem na opção “Auxílio-gás”.

Outra opção é usar o App do Bolsa Família, ou até mesmo ligar para a Caixa Econômica informando seu CPF no telefone 111.

Número final do NIS Data de pagamento
1 17 de fevereiro
2 18 de fevereiro
3 19 de fevereiro
4 20 de fevereiro
5 21 de fevereiro
6 24 de fevereiro
7 25 de fevereiro
8 26 de fevereiro
9 27 de fevereiro
0 28 de fevereiro

 

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile