FDR

Começa a ser investigada a exigência de informar o CPF em farmácias; entenda o que está acontecendo

Idosos podem retirar remédio de pressão, diabetes e coração de GRAÇA

(Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Um ato comum, que o consumidor pode fazer naturalmente nas farmácias, virou alvo de investigação da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão no Rio de Janeiro: a prática das farmácias de exigirem que o consumidor informe o CPF na hora de fazer compras. Entenda o que está acontecendo.

Segundo o InfoMoney, o inquérito trata da suspeita de que as farmácias estão utilizando o CPF dos clientes para alimentar um banco de dados com o histórico deles para em seguida vender essas informações.

De acordo com o Instituto de Defesa dos Consumidores (Idec), obrigar os clientes a informar os dados pessoais para receber descontos é uma prática abusiva. O comprador pode se recusar a fornecer o CPF na loja quando a compra não é de antibióticos e/ou medicamentos de receita controlada.

Entenda a investigação do uso do CPF em farmácias

Farmácias são obrigadas a pagar multa para clientes que foram obrigados a por CPF na nota

Em dezembro de 2024, comentei nesta matéria sobre a decisão do Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) que condenou as farmácias a pagar uma multa de R$ 8 milhões.

A decisão da multa foi tomada porque o Procon de Belo Horizonte identificou irregularidades em algumas farmácias com o registro de informações de consumo sem o consentimento dos consumidores. Ou seja, as unidades estavam utilizando o CPF dos clientes sem a autorização deles.

A ação das farmácias levantou preocupações sobre a segurança dos dados armazenados e os possíveis impactos em caso de vazamentos dos dados dos clientes.

 

 

Sair da versão mobile